Politica

"Ministério nunca mudou a orientação de manter o distanciamento", diz Teich

A declaração foi dada durante a participação de Teich em uma audiência pública no Senado Federal

Correio Braziliense
postado em 29/04/2020 22:56
A declaração foi dada durante a participação de Teich em uma audiência pública no Senado FederalDiante do aumento crescente de mortes e casos do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Nelson Teich, declarou nesta quarta-feira (29/4) que o Ministério da Saúde nunca se posicionou para saída do isolamento social. “O Ministério da Saúde nunca mudou a orientação original de manter o distanciamento. Essa orientação vem sendo mantida e onde a gente está vendo uma alteração em relação a isso é uma decisão dos governadores. Isso não é uma decisão nossa. Nossa orientação desde o começo é o distanciamento”, disse. 

A declaração foi dada durante a participação de Teich em uma audiência pública no Senado Federal. O ministro foi convocado por senadores para esclarecer quais ações serão providenciadas pela pasta para socorrer os estados e municípios no combate à pandemia da Covid-19. 

Teich explicou que o Ministério da Saúde discute critérios para que haja uma flexibilização das medidas “no momento certo”. “O fato da gente estar planejando agora não quer dizer que a gente vai liberar e sugerir uma flexibilização no momento que a curva ainda está ascendente”, pontuou. Segundo Teich, um dos pré-requisitos para flexibilizar medidas é “ter a curva saindo do ascendente e começando a entrar no descendente”. 

O fim do isolamento social horizontal é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro desde o início da pandemia do novo coronavírus. Teich evitou comentar as recentes declarações do presidente, mas o defendeu ao dizer que o chefe do Executivo “está preocupado com as pessoas e com a sociedade”. 

Saiba Mais

“Em momento algum a gente não se solidariza com as famílias, não sofre em relação ao que acontece com a sociedade e estamos buscando soluções diferentes do que vinha sendo feito até agora”, disse em outro momento. 

Pico da Covid-19 

No início da audiência, o ministro chegou a afirmar que não sabe quando vai acontecer o pico de casos do novo coronavírus no Brasil. “Quando vai ser o pico? Não sei e ninguém sabe. Não sou que não sei, ninguém sabe”, afirmou Teich. 

Mais cedo, o Ministério da Saúde divulgou que o país teve o maior número de casos confirmados nas últimas 24 horas. O sistema recebeu mais 6.276 novos registros de casos e, ao todo, 78.162 pessoas estão infectadas no Brasil. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags