Politica

'Não serei um presidente pato manco', diz Bolsonaro sobre decisão de Moraes

"Não serei um presidente pato manco, refém de decisões monocráticas", disse o presidente, referindo-se à decisão de Alexandre de Moraes que impediu a posse de Ramagem na PF

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 12:15
O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar, na manhã desta quinta-feira (30/4), a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu a posse de Alexandre Ramagem para a Polícia Federal.

Ao desembarcar em Porto Alegre (RS), Bolsonaro disse em entrevista à Rádio Guaíba que não será um presidente "pato manco". "Não serei um presidente pato manco. Não vou admitir ser um presidente pato manco, refém de decisões monocráticas de quem quer que seja. Não é um recado. É uma constatação ao senhor Alexandre de Moraes. Tudo tem limite. Essa decisão do senhor Alexandre de Moraes, não engoli ela no dia de ontem. É uma afronta à pessoa do presidente da República", apontou.

Mais cedo, ao deixar o Palácio da Alvorada, em Brasília, o chefe do Executivo já havia dito "não ter engolido" a decisão do ministro, à qual chamou de "política", e ainda frisou que a determinação de Moraes quase gerou uma crise institucional. "Tirar numa 'canetada', desautorizar o presidente da República com uma 'canetada', dizendo em impessoalidade? Ontem quase tivemos uma crise institucional. Faltou pouco. Eu apelo a todos que respeitem a Constituição", disse. O presidente disse que não aceitou ainda a decisão do ministro. 


Desafio a Moraes

Saiba Mais

Bolsonaro ainda desafiou o ministro a tirar Ramagem da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cargo que hoje ocupa, e afirmou que a Advocacia-Geral da União vai recorrer da liminar do STF.

"Se não pode estar na Polícia Federal, também não pode estar na Abin. Senhor Alexandre de Moraes, aguardo de vossa excelência uma canetada para tirar o Ramagem da Abin. Para ser coerente”, pontuou. Bolsonaro disse que pedirá para um assessor tratar sobre isso com o ministro ainda hoje.

Bolsonaro disse esperar rapidez de Moraes para analisar recursos que, segundo ele, serão apresentados pela AGU. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags