Politica

Barroso sai em defesa de Moraes e diz que magistrado atua com independência

Presidente Jair Bolsonaro atacou o ministro do Supremo após decisão de Moraes anular nomeação de Alexandre Ramagem para diretor-geral da Polícia Federal

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 12:43
Presidente Jair Bolsonaro atacou o ministro do Supremo após decisão de Moraes anular nomeação de Alexandre Ramagem para diretor-geral da Polícia FederalO ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que o colega de plenário, Alexandre de Moraes, atua de forma "técnica" e "independente". As declarações ocorreram após Moraes ser alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro.

O chefe do Executivo se irritou após Moraes suspender a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. O magistrado entendeu que a decisão do presidente Jair Bolsonaro viola o princípio da impessoalidade, já que Ramagem é próximo da família do presidente.

Bolsonaro disse que vai tentar manter a nomeação e criticou a decisão do magistrado. "Eu não engoli essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar o chefe do Executivo”, disse.

Ele ainda desafiou o ministro a tirar Ramagem da Abin, instituição que ele chefia no momento. "Se não pode estar na Polícia Federal, também não pode estar na Abin. Senhor Alexandre de Moraes, aguardo de vossa excelência uma canetada para tirar o Ramagem da Abin. Para ser coerente”, afirmou.

Saiba Mais

Ao dizer que espera celeridade na análise de recursos, o presidente questionou a isenção do ministro. “Espero que seja tão rápido quanto a liminar. Eu espero no mínimo isso do senhor Alexandre de Moraes. O mínimo que eu espero é rapidez para que a gente possa tomar as providências. Não justifica a questão da impessoalidade (um dos argumentos na decisão do ministro). Como o Alexandre de Moraes foi para o Supremo? Amizade com o senhor Michel Temer”.

Barroso destacou, em nota, que Alexandre de Moraes teve notável carreira no setor público antes de ingressar no Supremo. “O Ministro Alexandre de Moraes chegou ao Supremo Tribunal Federal após sólida carreira acadêmica e de haver ocupado cargos públicos relevantes, sempre com competência e integridade. No Supremo, sua atuação tem se marcado pelo conhecimento técnico e pela independência. Sentimo-nos honrados em tê-lo aqui", declarou o ministro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags