Politica

Sem protestos, oposição faz live para marcar Dia do Trabalhador

O encontro online foi a primeira vez em que os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso se uniram por motivos políticos desde a eleição de Collor, em 1988, quando FHC apoiou o petista no segundo turno

Correio Braziliense
postado em 01/05/2020 21:06
O encontro online foi a primeira vez em que os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso se uniram por motivos políticos desde a eleição de Collor, em 1988, quando FHC apoiou o petista no segundo turnoPara celebrar o Dia do Trabalhador, partidos de oposição fizeram uma live de mais de seis horas, reunindo deputados, senadores, presidentes de legendas e ex-presidentes. O encontro também contou com diversos artistas nacionais e internacionais, incluindo o ator Danny Glover e o músico e ex-Pink & Floyd Roger Waters. O encontro online foi a primeira vez em que os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso se uniram por motivos políticos desde a eleição de Collor, em 1988, quando FHC apoiou o petista no segundo turno.

Os partidos de esquerda tinham planejada, desde março, uma manifestação para a data. Por conta da pandemia, porém, o evento foi cancelado ainda naquele mês, para evitar a propagação do coronavírus. Nem todos os presentes mencionaram o nome de Bolsonaro, embora a maioria tenha tecido críticas diretas ou indiretas ao governo federal. “A comemoração do 1o de maio expressa a solidariedade dos trabalhadores. Esse ano, temos a pandemia e as rápidas mudanças econômicas provocadas pelas tecnologias, e o medo da pandemia e do desemprego”, afirmou FHC.

“Não é hora de nos desunirmos, mas de nos juntarmos para construir o futuro, a partir as condições do presente. São (condições) negativas, mas são as que temos. Temos que olhar pra frente, acreditar no futuro, olhar as pessoas e marchar juntos. Enfrentamos alguns problemas antigos e outros novos e temos que manter a democracia e a liberdade”, concluiu o ex-presidente.

O ex-presidente Lula destacou as transformações que o vírus causou ao planeta em poucos meses, cm o isolamento social na maior parte dos países e fortes impactos econômicos. Lula também falou em se preparar para o futuro e, perto do fim, disparou contra Bolsonaro, mas falou o nome do presidente apenas uma vez. Disse que o chefe do Executivo “debochou com a memória da morte de mais de 5 mil brasileiros”. “A economia deixou o capitalismo nú. Foram necessários 300 mil cadáveres para a humanidade ver uma verdade que os trabalhadores conhecem que desde que nasceram. O que sustenta o capitalismo não é o capital, mas as pessoas, os trabalhadores”, afirmou.

Já a ex-presidente Dilma Rousseff dedicou parte razoável de sua fala para criticar o atual presidente. Disse que Bolsonaro é um político “que não se envergonha de promover a desordem e destruição da ordem apoiando protestos contra as instituições democráticas”. “A pandemia ganha contornos ainda mais graves no Brasil. O presidente deixa de atuar como um líder que deveria salvar vidas humanas. É triste que tenhamos que atravessar uma situação tão ruim em pleno séc 21, tendo à frente um líder que elogia torturadores, desrespeita a vida das pessoas, despreza a ciência e trata governadores e prefeitos como inimigos, e se omite de uma crise econômica que se avizinha com desemprego em massa”, criticou.

Outro rival de Lula, mas do campo da esquerda, Ciro Gomes (PDT), destacou que o país já vivia um cenário ruim antes da pandemia. “O Brasil já contava com 13 milhões de desempregados ainda antes do coronavírus. Temos que aproveitar a dura ocasião e estar à altura desses heróis do passado. Temos que refletir o que aconteceu para chegar onde chegamos, e construir um novo projeto de desenvolvimento, com trabalhadores e famílias no centro, e não a destruição do nosso país”, disse.

Saiba Mais

O governador do maranhão, Flávio Dino (PCdoB), falou sobre os planos para depois da pandemia, e ressaltou a necessidade de fortalecer os serviços públicos, incluindo o Sistema Único de Saúde, e uma reforma administrativa que tribute grandes fortunas. Dino falou na defesa da economia brasileira e na “necessidade de retomada econômica para preservar empresas e empregos”. “O grande indutor do desenvolvimento é o poder público, o financiamento público, bancos e fundos públicos que devem advir de uma tributação mais justa, com reforma tributária sobre grandes fortunas, lucros e dividendos.

Participaram da live, também, os ex-presidenciáveis Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da educação, a ex-ministra do Meio Ambiente (Rede), Marina Silva, e a ex-deputada federal Manuela D'Ávila. Entre os parlamentares, marcaram presença o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), a deputada e presidente do PT, Gleise Hoffmann, além do presidente da Ordem dos Advogados do brasil, Felipe santa Cruz.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags