Politica

Evento celebra o Dia do Trabalhador com críticas a Bolsonaro

Evento que reuniu os ex-presidentes FHC e Lula mais de 30 anos depois sai em defesa dos milhões que perderam o emprego pelo mundo. União pelo país, críticas ao capitalismo e ataques a Bolsonaro deram a tônica de evento que atraiu até roqueiro inglês

Correio Braziliense
postado em 01/05/2020 22:40
Evento que reuniu os ex-presidentes FHC e Lula mais de 30 anos depois sai em defesa dos milhões que perderam o emprego pelo mundo. União pelo país, críticas ao capitalismo e ataques a Bolsonaro deram a tônica de evento que atraiu até roqueiro inglêsFoi um 1º de maio diferente. Não havia multidões nas ruas, nem carros de som, nem bandeiras de sindicatos. Longe das ruas e inseridos nas praças virtuais, políticos, artistas e associações profissionais enviaram mensagens de apoio e solidariedade aos trabalhadores. Não faltaram críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, no ato virtual organizado pela Central Única dos Trabalhores, Força Sindical e outras centrais sindicais.

O recado do chefe do Executivo veio logo pela manhã, com um ataque velado a governadores e prefeitos. Em uma reunião no Palácio do Alvorada com produtores rurais e a deputada Bia Kicis (PSL-DF), questionado sobre qual seria a expectativa para a data, o presidente afirmou esperar que a população voltasse ao trabalho. “Gostaria que todos voltassem a trabalhar, mas quem decide isso não sou eu. São os governadores e prefeitos. Um bom dia a todos. O Brasil é um país maravilhoso, e eu tenho certeza nesses (tosse)... tenho Deus acima de tudo e brevemente voltaremos à normalidade”, afirmou Bolsonaro. Há dez dias, decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os chefes de executivo locais têm prevalência ao definir quais serviços são essenciais durante a pandemia.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), rebateu o presidente nas redes sociais. Afirmou que Bolsonaro está se aproveitando da crise do coronavírus para sufocar as unidades federativas. Também disse que a conta de mortos e da crise econômica são, sim, responsabilidade do chefe do Executivo. “No 1º de maio, é importante que os trabalhadores saibam que o único que pode socorrer os que nesse momento padecem financeiramente é o governo federal. Em vez de asfixiar os estados, como parece querer o presidente, é preciso agir. A conta é do presidente. É assim em todo o mundo”, postou.

Saiba Mais

Para além da briga entre o presidente e os governadores, o Dia do Trabalhador foi marcado por uma grande manifestação virtual, organizada por entidades sindicais. O evento online foi o primeiro em que os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva participaram juntos desde a eleição de Collor, em 1989, quando FHC apoiou o petista no segundo turno. A maioria dos convidados falou sobre a data em homenagem ao trabalhador, sobre o coronavírus e teceu críticas ao presidente.

FHC pediu união, mas não falou o nome de Bolsonaro. “A comemoração do 1º de maio expressa a solidariedade dos trabalhadores. A decisão de fazer uma só celebração com diversidade de organizações sindicais é muito importante. Este ano, temos a pandemia e as rápidas mudanças econômicas provocadas pelas tecnologias, e o medo da pandemia e do desemprego. Não é hora de nos desunirmos, mas de nos juntarmos para construir o futuro, a partir as condições do presente. São (condições) negativas, mas são as que temos. Temos que olhar pra frente, acreditar no futuro, olhar as pessoas e marchar juntos. Enfrentamos alguns problemas antigos e outros novos e temos que manter a democracia e a liberdade”, afirmou.

O ex-presidente Lula destacou as transformações que o vírus causou ao planeta em poucos meses, trancando em casa “mais de 3 bilhões de seres humanos e mudando a de forma dramática a vida de cada um de nós. Lula também falou em se preparar para o futuro. No final de sua mensagem, criticou Bolsonaro, ao dizer que o chefe do Executivo “debochou com a memória da morte de mais de 5 mil brasileiros. “A economia deixou o capitalismo nu. Foram necessários 300 mil cadáveres para a humanidade ver uma verdade que os trabalhadores conhecem que desde que nasceram. O que sustenta o capitalismo não é o capital, mas as pessoas, os trabalhadores”, disse.

Dilma Rousseff dedicou boa parte de sua fala para criticar o atual presidente. Disse que Bolsonaro é um político “que não se envergonha de promover a desordem e destruição da ordem apoiando protestos contra as instituições democráticas”. “A pandemia ganha contornos ainda mais graves no Brasil. O presidente deixa de atuar como um líder que deveria salvar vidas humanas. É triste que tenhamos que atravessar uma situação tão ruim em pleno século 21, tendo à frente um líder que elogia torturadores, desrespeita a vida das pessoas, despreza a ciência e trata governadores e prefeitos como inimigos, e se omite de uma crise econômica que se avizinha com desemprego em massa”, criticou.

Ex-ministro da Fazenda, Ciro Gomes também evitou mencionar Bolsonaro diretamente, apesar de serem adversários ferrenhos. “É muito bom ver a luta dos trabalhadores desde o fim da escravidão e conquista de muitos direitos. Essas conquistas históricas têm sido desmontadas, aproveitando o desespero de mais da metade da população. O Brasil já contava com 13 milhões de desempregados ainda antes do coronavírus. Temos que aproveitar a dura ocasião e estar à altura desses herois do passado. Temos que refletir o que aconteceu para chegar onde chegamos, e construir um novo projeto de desenvolvimento, com trabalhadores e famílias no centro, e não a destruição do nosso país”, disse.

Pink Floyd

Além de reunir críticas a Bolsonaro e manifestar um desagravo aos trabalhadores, o ato virtual do 1.º de maio defendeu isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus. Houve participação de artistas nacionais e internacionais. O ponto alto foi a participação do músico Roger Waters, fundador da banda britânica Pink Floyd. Ele gravou uma mensagem dirigida aos trabalhadores brasileiros e tocou uma música. "Eu sei que isso é uma grande celebração do movimento dos trabalhadores no Brasil, e meu coração está com vocês”, disse Waters.
Era esperada a participação dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo os organizadores do ato, no entanto, eles tinham confirmado mas não enviaram vídeos com as suas mensagens.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags