Correio Braziliense
postado em 03/05/2020 04:06
O governo negocia com o Centrão a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, uma área estratégica na contenção da pandemia causada pelo coronavírus. A secretaria é chefiada pelo epidemiologista Wanderson Oliveira, braço direito do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Wanderson permanece no cargo até o fim da transição para a gestão do novo ministro, Nelson Teich. A Secretaria em Vigilância está na linha de frente no combate à Covid-19. É responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis.
O candidato à Secretaria do Ministério da Saúde é o PL, partido comandado por Valdemar Costa Neto, ex-deputado condenado no mensalão. Apesar de negar oficialmente ter feito a indicação, o líder do partido na Câmara, Wellington Roberto (PB), já encaminhou um nome para o governo federal. O indicado para o cargo é um médico, segundo deputados do partido. A negociação acontece em meio à oferta de cargos federais para quatro grandes legendas do centrão: PP, PL, PSD e Republicanos.
O PL também indicou um nome para a chefia do Banco do Nordeste e para diretorias em quatro outros órgãos públicos. Já o PP tenta assumir o controle do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por sua vez, o PSD negocia superintendências da Funasa nos estados; e o Republicanos, uma secretaria no Ministério do Desenvolvimento Regional. Todos os nomes indicados pelo Centrão estão com os currículos em fase de análise pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Segundo o governo, as nomeações no Diário Oficial devem ser publicadas em até 15 dias úteis a contar da data de envio de cada indicação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.