Politica

Defesa quer abrir depoimento

Correio Braziliense
postado em 05/05/2020 04:02
Sergio Moro

Após a solicitação de diligências pelo Ministério Público Federal, a defesa de Sergio Moro entrou com uma petição no STF para que o conteúdo do seu depoimento seja divulgado. Por meio dos seus advogados, Moro disse não se opor à publicidade total dos autos. No último sábado, em Curitiba, ex-magistrado que se consagrou durante a Operação Lava-Jato depôs durante mais de oito horas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

“Considerando que a imprensa, no exercício do seu legítimo e democrático papel de informar a sociedade, vem divulgando trechos isolados do depoimento prestado pelo requerente em data de 2 de maio de 2020, esta defesa, com intuito de evitar interpretações dissociadas de todo o contexto das declarações e garantindo o direito constitucional de informação integral dos fatos relevantes — todos eles de interesse público — objeto do presente inquérito, não se opõe à publicidade dos atos praticados nestes autos, inclusive no tocante ao teor integral do depoimento prestado pelo requerente”, informou a petição.

Publicidade

Roberto Dias, professor de Direito Constitucional da FGV-SP, avaliou que o ministro Celso de Mello, relator do inquérito no STF, vai considerar menos o fato de quem está pedindo e mais se tem problema de privacidade ou preservação da investigação para divulgar os autos. “Os autos são públicos, mas a Constituição determina sigilo caso o depoimento possa comprometer o desenrolar das investigações ou a intimidade e vida privada de terceiros”, explicou.


"Esta defesa (...) não se opõe à publicidade dos atos praticados nestes autos, inclusive no tocante ao teor integral do depoimento prestado pelo requerente”
Trecho da petição apresentada pelos advogados de Sergio Moro ao Supremo Tribunal Federal


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags