Politica

Bolsonaro pressionava por Ramagem na PF desde janeiro, diz Moro

Ramagem é amigo da família Bolsonaro e teve a nomeação para a chefia da PF suspensa

Correio Braziliense
postado em 05/05/2020 17:40
Ramagem é amigo da família Bolsonaro e teve a nomeação para a chefia da PF suspensaO ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse, em depoimento no inquérito aberto para apurar as acusações que ele fez contra o presidente Jair Bolsonaro, que o chefe do governo o pressionava, desde janeiro, para que Alexandre Ramagem assumisse a direção-geral da Polícia Federal, em substituição a Maurício Valeixo. Ramagem é amigo da família Bolsonaro e teve a nomeação para a chefia da PF suspensa, na semana passada, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Moro prestou depoimento no sábado, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O inquérito foi aberto pela Procuradoria-Geral da República para apurar se Bolsonaro inteferiu politicamente na PF para ter acesso a relatórios de inteligência do órgão.

Segundo o relato do ex-juiz federal, a pressão do presidente pela troca de comando da Polícia Federal e da superintendência do órgão no Rio de Janeiro é conhecida por vários ministros e outras autoridades do Palácio do Planalto.

Saiba Mais

No depoimento, Moro relatou que uma das cobranças pela troca na superintendência no Rio ocorreu em março deste ano. "Moro, você tem 27 superintendências; eu quero apenas uma: a do Rio de Janeiro", disse Bolsolaro, segundo o depoimento do ex-ministro.

Na segunda-feira, Bolsonaro empossou o novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, em uma rápida cerimônia, realizada menos de uma hora depois de a nomeação ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). A troca no comando da superintendência da PF no Rio foi uma das primeiras medidas tomadas pelo novo diretor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags