Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 04:03
Em meio ao impasse sobre a permanência de Regina Duarte como chefe da Secretaria Especial da Cultura, um almoço no Planalto colocou panos quentes no assunto, ao menos por enquanto, e selou a reaproximação entre a atriz e o presidente Jair Bolsonaro. Ela apresentou as condições em que recebeu a secretaria, falou de seus planos e projetos.
De última hora, o chefe do Executivo convidou o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, que faz reiteradas críticas à atriz em seu perfil no Twitter. Ele classificou o almoço como “agradável”. Mais tarde, porém, publicou uma provocação à artista, ao dizer que não faz parte da equipe dela e que a atriz não sabia que ele iria à reunião. Ao tomar posse na pasta, Regina defendeu a demissão de Camargo.
Na semana passada, Bolsonaro disse que a secretária tinha “dificuldades”. Na ocasião, mostrou insatisfação com o fato de a atriz estar trabalhando de São Paulo. Quatro dias depois, no domingo, ela voltou a Brasília. A crise entre os dois ficou mais evidente na terça-feira, quando o governo nomeou para a presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte) o maestro Dante Mantovani, exonerado do cargo por Regina Duarte assim que ela tomou posse, em março. Na noite do mesmo dia, porém, o Planalto voltou atrás e tornou sem efeito a nomeação.
Ainda que a reunião marque uma reaproximação e a assessoria da secretária tenha confirmado que ela fica, ainda há rumores de uma possível saída. Ontem, um nome que entrou no radar do Planalto foi o do ator Mário Frias. Em entrevista à CNN Brasil, ele negou que tenha recebido algum tipo de convite para assumir a pasta, mas disse que aceitaria um chamado do presidente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.