Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 13:25
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, defendeu que a União crie um comitê de crise com estados, municípios, empresários e trabalhadores para retomar a atividade econômica. Ele faz as declarações em reunião com o presidente Jair Bolsonaro e empresários, nesta quinta-feira (7/5). De acordo com o ministro, é necessário avaliar e colocar em prática o retorno das atividades paralisadas em razão da pandemia de coronavírus. Mas ele ressaltou que essa iniciativa depende de diálogo com todos os setores. “Essa coordenação, que eu penso que o Executivo, o presidente da Respública, junto com seus ministros, chamando os outros poderes, chamando os estados, representantes de municípios, penso que é fundamental. Talvez um comitê de crise para, envolvendo a federação e os poderes, exatamente junto com o empresariado e trabalhadores, a necessidade que temos de traduzir em realidade esse anseio, que é o anseio de trabalhar, produzir, manter a sociedade estruturada”, disse o presidente da Corte.
O magistrado afirmou que a Constituição estabelece as competências de governos estaduais, municipais e do governo federal na adoção de medidas sanitárias. Por conta disso, é necessário um plano para o retorno da economia. A ida de Bolsonaro ao Supremo, junto a empresários, é uma forma de pressionar politicamente o Tribunal, que tem analisado milhares de ações relacionadas a pandemia.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.