Politica

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles é expulso do partido Novo

Em rede social, político confirma saída da legenda e diz que "Centre Amoêdo e Bolsonaro é mais Bolsonaro". Em live promovida pela organização Ranking dos Políticos, ele explica sua expulsão

Correio Braziliense
postado em 07/05/2020 15:19
Em rede social, político confirma saída da legenda e diz que O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi expulso do partido Novo nesta quinta-feira (7/5). Em rede social, confirmou a saída da legenda e afirmou que, entre João Amoêdo (fundador do Novo) e o presidente Jair Bolsonaro, é “mais Bolsonaro”. Em uma live da organização não governamental Ranking dos Políticos, o ministro explicou que a justificativa da legenda para expulsá-lo foi que ele assumiu um ministério sem qualquer informação prévia ou pedido de autorização ao partido Novo. “A verdade é que o Amoêdo é o dono do Novo”, provocou.

Segundo ministro, os cinco membros do diretório nacional da legenda “só fazem o que Amôedo quer”. “Um é o contador dele, o outro é o advogado. Ele critica a velha política, na qual os políticos mandam nos seus partidos, mas, pelo menos, esses são sinceros e admitem que comandam mesmo. E o Amoedo é o dono do Novo”, alfinetou. Salles disse que ninguém pode discordar de Amoêdo. “Mas eu não estou lá para ser tutelado por ninguém”, afirmou.

O titular da pasta do Meio Ambiente ressaltou que é 100% a agenda do ministro da Economia, Paulo Guedes. “Sou liberal e, do ponto de vista de costumes, sou conservador, alinhado com o que defende o Bolsonaro”, assinalou. Conforme ele, o diretório nacional do Novo diz que cabem conservadores e libertários, porém só apoia ideias progressistas. "Os conservadores são podados, boicotados, sofrem uma perseguição velada”, revelou.

O processo de expulsão tramitou na comissão de ética do partido. Salles disse que três pessoas fizeram uma reclamação de que ele tinha entrado no governo sem autorização do Novo e que estava conduzindo o MMA em desacordo com a orientação do partido. “O regulamento que determinou que as pessoas tinham que se afastar foi criado depois de eu já ser ministro”, argumentou.

Salles também reclamou que três das quatro pessoas da comissão de ética votaram a seu favor. “A quarta pessoa alegou impedimento e foi substituída por um ‘baba-ovo’ do Amoêdo que decidiu me afastar. E prevaleceu o voto de um”, criticou. Ainda teriam alegado para expulsão que o ministro responde processo na Justiça. “Estou mesmo sendo processado, mas ainda não fui julgado nem em primeira instância.”


Defensor do presidente


Questionado pelo Ranking dos Políticos sobre a gestão do governo federal e os ruídos provocados pelo presidente da República, Salles disse que Bolsonaro é corajoso. “Foi eleito contra o sistema, fala o que pensa. Ao contrário dos que simulam posições, é um cara transparente, muito correto, que enfrenta uma máquina gigantesca contra ele”, elogiou. 
 

Saiba Mais

O ministro disse, ainda, que o eleitorado do presidente segue coeso. “Bolsonaro tem o mesmo apoio hoje que tinha quando foi eleito. Os outros 45% dos eleitores que votaram no Haddad (Fernando Haddad, candidato do PT na disputa do segundo turno da eleição presidencial) vão ser sempre contra. A diferença é que alguns da esquerda caviar que não quiseram votar no PT e votaram no Bolsonaro -- os Marina Silva pintados de laranja -- agora não querem mais. Então façam campanha para quem quiser. Para o Amoêdo, para o Luciano Huck. Agora, desqualificar o governo não!”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags