Politica

PGR investigará quem financia manifestações antidemocráticas na Esplanada

Integrantes dos grupos de extrema-direita instalados em barracas azuis e amarelas, todas idênticas, falam até em fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso

Correio Braziliense
postado em 08/05/2020 16:46
Integrantes dos grupos de extrema-direita instalados em barracas azuis e amarelas, todas idênticas, falam até em fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CongressoO financiamento das manifestações e do acampamento bolsonarista na Esplanada dos Ministérios virou alvo de investigação. A apuração está nas mãos da Procuradoria-Geral da República (PGR). Integrantes dos grupos de extrema-direita instalados em barracas azuis e amarelas, todas idênticas, falam até em fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso. Entre os alvos de investigação está o 300 do Brasil, que tem como apoiadora a ativista conservadora Sara Winter, que tem um vídeo pedindo apoio ao movimento em seu perfil no Youtube, e também postou fotos dos movimentos no Twitter.

O STF autorizou o inquérito para apurar quem está por trás dos movimentos. Há cerca de uma semana, militantes anunciam, nas redes, a suposta chegada de carreatas de militares para invadir o Supremo. As manifestações pedindo o fechamento de instituições democráticas se intensificaram desde março. E, a despeito das várias faixas pedindo medidas políticas semelhantes ao Ato Institucional Número 5 da ditadura militar e o ataque direto aos poderes constituídos, o presidente da república, Jair Bolsonaro tem marcado presença nos eventos. 

O ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, autorizou as investigações em 21 de abril, o que não foi suficiente para deter os atos. O integrante da suprema corte baseia-se na proibição de manifestações que sejam contra a democracia no Brasil. 

Um astrólogo na confusão

Saiba Mais

Segundo a própria Sara Winter, o astrólogo e escritor Olavo de Carvalho também estaria envolvido nos protestos. Em um bate-boca com outro ativista bolsonarista, no Twitter, por conta dos atos, ela se queixou que os manifestantes não estavam desrespeitando a PM, e garantiu que o guru da extrema-direita brasileira estava por trás das ações.

“Allan, não é desrespeitar. Eu pedi para que as pessoas IMPLORASSEM a eles que não atacassem pais de família, trabalhadores, mulheres e idosos que aqui estão. Não jogue a direita contra mim. Quem me pediu pra fazer tudo isso foi o prof. Olavo. Adoro vc, me chame pra conversar”, postou em 3 de maio. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags