Politica

Covid-19: Presidente do STF decreta luto oficial de três dias pelas mortes

Ele reforçou, em nota, que a saída para a crise está "na ação coordenada, amparada na ciência"

Correio Braziliense
postado em 09/05/2020 19:05
Ele reforçou, em nota, que a saída para a crise está O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decretou luto oficial por três dias na Corte, neste sábado (9/5), após o Brasil ter registrado quase 10 mil mortes pelo novo coronavírus. Ele reforçou, em nota, que a saída para a crise está "na ação coordenada, amparada na ciência". 

Mais cedo, o Congresso decretou luto oficial, pelo mesmo período de tempo, e hasteou a Bandeira Nacional em homenagem às vítimas da covid-19. Toffoli considerou a iniciativa "justa" e tomou a mesma decisão, "solidarizando-se com os familiares e amigos daqueles que perderam a vida", disse, em resolução. Ficam proibidas celebrações, comemorações e festividades nos próximos três dias.

O Brasil voltou a bater o recorde de confirmações de mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas nesta sexta-feira (8/5), com 751 vítimas fatais, aumento de 8,2%. Com isso, o país já tem 9.897 óbitos em decorrência da covid-19. Entre sexta e sábado, 10.222 casos foram registrados, totalizando 145.328.

Saiba Mais

"Os números, por si só, não dão conta do tamanho da tragédia", disse Toffoli, em nota. "Em nome do Poder Judiciário brasileiro e do Supremo Tribunal Federal, expresso nossos sentimentos de mais profunda tristeza e também nossa solidariedade aos familiares e aos amigos de cada um desses mais de dez mil brasileiros", acrescentou.

Veja a íntegra da nota:

Os números, por si só, não dão conta do tamanho da tragédia. Cada vítima tinha um nome e projetos de vida que foram interrompidos, bem como familiares e amigos que agora sofrem com essa grande perda.

Em nome do Poder Judiciário brasileiro e do Supremo Tribunal Federal, expresso nossos sentimentos de mais profunda tristeza e também nossa solidariedade aos familiares e aos amigos de cada um desses mais de dez mil brasileiros, cujos entes queridos foram, em grande parte, privados de uma justa despedida.

Em solidariedade à dor de inúmeros brasileiros e em homenagem às vítimas, o Supremo Tribunal Federal (STF) decreta luto oficial de três dias (leia a íntegra da Resolução 681/2020).

Os direitos à vida e à saúde, direitos humanos fundamentais, estão amplamente tutelados na Constituição de 1988, devendo ser largamente resguardados pelo Poder Público e por toda a sociedade. São elas – a saúde e a vida – os bens mais preciosos, pois deles decorrem usufruto de todos os demais direitos.

Precisamos, mais do que nunca, unir esforços, em solidariedade e fraternidade, em prol da preservação da vida e da saúde. A saída para esta crise está na união, no diálogo e na ação coordenada, amparada na ciência, entre os Poderes, as instituições, públicas e privadas, e todas as esferas da Federação desse vasto país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags