Politica

Governo nomeia nova presidente do Iphan

Órgao estava sem presidente desde dezembro do ano passado, após disputa entre ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, e ex-secretário especial da Cultura, Ricardo Alvim, em relação à nomeação

Sarah Teófilo
postado em 11/05/2020 09:58
 (foto: Isac Nóbrega/PR)
(foto: Isac Nóbrega/PR)
Órgao estava sem presidente desde dezembro do ano passado, após disputa entre ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, e ex-secretário especial da Cultura, Ricardo Alvim, em relação à nomeaçãoO governo federal nomeou nesta segunda-feira (11/5) a nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra. O órgão é ligado à Secretaria Especial da Cultura, de Regina Duarte, e ao Ministério do Turismo. Ela era diretora do departamento de desenvolvimento produtivo da Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional, do referido ministério.
A presidência do Iphan estava desocupada desde dezembro do ano passado, quando o governo nomeou a arquiteta Luciana Rocha Feres, mas cancelou o ato no dia seguinte. A ação expôs uma divisão entre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, e o ex-secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, exonerado após fazer apologia ao nazismo em pronunciamento.

[SAIBAMAIS]Antes de Luciana, a presidente do Iphan era a historiadora Kátia Santos Bogéa, que estava no cargo desde junho de 2016. No segundo semestre do ano passado, houve grande polêmica relativa a mudanças realizadas em superintendências do Iphan, com diversas substituições sendo questionadas por terem sido indicação política - como em Goiás e Minas Gerais.

O Iphan é uma autarquia criada em 1937. O órgão é responsável por cuidar da preservação do patrimônio cultural brasileiro - seja ele material (como um monumento) ou imaterial (como uma dança típica de uma região ou povo). Existem 27 superintendência do instituto, uma em cada unidade federativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação