Politica

Lewandowski será o relator de ação sobre exames de Bolsonaro no STF

Processo movido pelo jornal O Estado de São Paulo solicita divulgação dos testes

Correio Braziliense
postado em 12/05/2020 14:12
Ricardo LewandowskiRicardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator do processo que solicita a divulgação dos testes de coronavírus realizados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A ação em trâmite na Corte é movida pelo jornal O Estado de São Paulo

Bolsonaro afirma que os resultados dos exames deram negativos, mas se nega a compartilhar os laudos. Nem mesmo via Lei de Acesso à Informação os resultados foram apresentados, sob a justificativa que a “intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas” envolvidas restringe o acesso aos papéis.

A ação judicial movida pelo jornal pontua “cerceamento à população do acesso à informação de interesse público”, consequentemente “censura à plena liberdade de informação jornalística”. Ainda em abril, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) garantiu ao veículo de notícias o acesso aos exames, enfatizando ser de suma importância que a população tenha conhecimento das condições de saúde do presidente. 

Saiba Mais

Contrária à decisão, a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, na última sexta-feira (8/5), liberou a Presidência da República da obrigação. Sendo assim favorável ao sigilo dos exames. Agora, a ação corre no STF, instância máxima do judiciário no país.

A decisão do ministro relator se deu por sorteio em um sistema eletrônico utilizado pelo Tribunal. 
 
*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags