Politica

Bolsonaro quer falar com governadores: ''Lockdown é caminho para fracasso''

Presidente criticou os governos locais pela medidas contra o coronavírus, mas também disse estar pronto para conversar

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 11:18
BolsonaroO presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar, na manhã desta quinta-feira (14/5), as medidas tomadas por governadores no enfrentamento ao coronavírus. Na saída da residência oficial, ele afirmou que o lockdown [bloqueio total de circulação] é “o caminho para o fracasso”. O chefe do Executivo voltou a insistir na reabertura dos comércios.

Bolsonaro criticou os governos locais, mas também disse estar pronto para conversar. “O Brasil está se tornando um país de pobres. O que eu falava lá atrás, era esculachado. Estão vendo a realidade agora aí. Para onde está indo o Brasil. Vai chegar um ponto que o caos vai se fazer presente aqui. Essa história de lockdown, “Vou fechar tudo”, não é esse o caminho. Esse é o caminho do fracasso, quebrar o Brasil. Governador e prefeito, que por ventura entrou nessa onda lá atrás, façam como eu fiz no passado, ‘se desculpa’ e faça a coisa certa”, apontou.

Bolsonaro disse ainda que o país está “quebrando” e se dirigiu aos líderes estaduais pedindo que repensem as atitudes de enfrentamento ao vírus. Ele afirmou ainda que “está pronto para conversar” e citou que 30 milhões já perderam "quase tudo".

“Vai faltar dinheiro para pagar servidor público. Ainda tem servidor, alguns achando que quer ter a possibilidade de ter aumento esse ano e ano que vem. Não tem cabimento. Não tem dinheiro. O Brasil está quebrando e, depois de quebrar, não é como alguns dizem, a economia recupera. Não recupera. Vamos ser fadados a viver um país de miseráveis", afirma.

O presidente comparou a situação do país com os da África subsaariana. "Nós temos que ter coragem de enfrentar o vírus. Está morrendo gente, está. Lamento, mas vai morrer muito, mais muito mais se a economia continuar sendo destroçada por essas medidas. A gente vê o pessoal mais pobre em SP, continua naquela periferia, lá no Rio também continua todo mundo se movimentando, não é só na classe média, alta que está tendo esse problema grave do comércio, tem que reabrir. Nós vamos morrer de fome", disse.

Saiba Mais

"A fome mata. Um apelo que eu faço aos governadores, reveja essa política eu estou pronto para conversar. Vamos preservar vidas, vamos, mas dessa forma, o preço lá na frente serão centenas de mais vidas que vão perder por conta dessa medida absurda de fechar tudo”, concluiu.

Lockdown no Rio

Ainda nesta quinta (14/5), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou que o governo do estado e a prefeitura do município adotem medidas mais restritivas de isolamento social, típicas de bloqueio total ou lockdown.

Os documentos foram divulgados, nesta quinta-feira (14/5), pelo órgão. De acordo com o Ministério, devem ser paralisadas as atividades não essenciais e a circulação de pessoas nas áreas mais críticas de contágio do novo coronavírus.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags