Politica

Bolsonaro debaterá com governadores o veto ao aumento salarial a servidor

Segundo ele, o encontro virtual poderá ocorrer na semana que vem.

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 20:12
Bolsonaro disse que está combinado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma videoconferência juntamente com governadores do paísO presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (14/05) que está pré-acertado com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma videoconferência juntamente com governadores do país para decidir sobre o veto ou não do congelamento de salários de servidores públicos até o dia 31 de dezembro de 2021. Segundo ele, o encontro virtual poderá ocorrer na semana que vem. 

“Tive hoje uma videoconferência com o pessoal da Fiesp, conduzida pelo Paulo Skaf. Os empresários vêm demonstrando preocupação de que a economia está se estagnando e estão buscando uma maneira de começar a abrir o comércio, logicamente com responsabilidade. Conversei com o Rodrigo Maia de tarde por alguns minutos sobre a questão da sanção ou veto do projeto de socorro a municípios onde entra a questão de congelar ou não o salário dos servidores até 31 de dezembro do ano que vem. O que ficou pré-acertado, deixo bem claro, pré-acertado, ele pretende, juntamente comigo, fazermos uma videoconferência com os governadores de todo o Brasil e ali sair um compromisso no tocante a possível veto ou não de artigos desse projeto”.

Bolsonaro disse ainda que ‘quase todos’ os governadores e prefeitos já estão no limite do contracheque de pagamento de servidores.

“Está todo mundo preocupado com a questão de gastos, pelo que me consta, acho quase todos os prefeitos e governadores, quase todos estão no limite da responsabilidade fiscal no tocante à gasto com servidor. Então, tendo em vista que a nossa economia logicamente sofreu um solavanco muito forte, a arrecadação está caindo em todas as áreas e nós, qualquer um chefe do Executivo, quer seja eu, governadores e prefeitos, terão dificuldade em conceder qualquer reajuste para servidor. Então o que o Rodrigo Maia demonstrou pra mim é buscar, eu e ele, estamos falando a mesma linguagem nessa área, é buscar um entendimento numa videoconferência com os governadores não para lockdown, mas para começar a abrir o comércio”, disse o chefe do Executivo.

Saiba Mais

Segundo ele, na semana que vem começam os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial. “Tem também uma terceira parcela, nós acreditamos que a União não tem como continuar pagando isso porque o endividamento está grande e obviamente se nós começarmos a agir dessa maneira apenas, sem abrir o comércio, a inflação pode voltar, a taxa de juros que está calma pode voltar a crescer e a economia é crucial para o futuro do nosso Brasil”, reforçou.

Bolsonaro voltou a dizer ainda que não existem brigas e ataques entre ele e Maia. “Nós estamos vivendo em paz e harmonia, sem problemas”. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags