Novos trechos do diálogo entre a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e Sergio Moro, divulgados ontem, explicitam o temor da parlamentar para a possível saída dele do Ministério da Justiça. Num dos trechos, ela deixa claro que se o ex-juiz deixasse o governo, Jair Bolsonaro também cairia. O diálogo está registrado no inquérito aberto pelo Supremo Tribuinal Federal para investigar acusações de que o presidente tentou interferir na Polícia Federal.
Nos diálogos, ela afirma estar repassando pedidos do Palácio do Planalto. No dia da demissão, por exemplo, ela foi ao Ministério da Justiça tentar convencer o ex-juiz a ficar, como divulgado pelo Correio no dia. “Deixa só eu falar com você. (...) Deixa eu só entrar 5 minutos. O Planalto que pediu, mas estou vindo não como parlamentar, mas como sua admiradora”, clama a parlamentar.
Em seguida, ela pede para que o ex-ministro a ouça “só um pouco”. “Tudo que os criminosos querem é a sua saída. Não dê esse gostinho a eles, por favor. O Brasil precisa de você”, exorta. Moro responde: “Se o PR (presidente) anular o decreto de exoneração, ok”, cobra, referindo-se à demissão do ex-diretor da PF Maurício Valeixo. Ela diz: “vou tentar falar com ele”.
No diálogo, trocado em 23 de abril, um dia antes da demissão de Moro, Carla tentava negociar com ele uma vaga no STF para que continuasse no governo até novembro, quando o ministro Celso de Mello se aposenta e deixa aberta a vaga na Corte. “O senhor é muito maior que um cargo. O Brasil depende do senhor estar no MJ. Bolsonaro vai cair se o senhor sair”, enfatiza a deputada.
Na live que fez ontem à noite, Bolsonaro deu pouca importância às mensagens da deputada. “Vamos supor que eu tivesse exonerado a exoneração do sr. Valeixo. Ele, Sérgio Moro dá a entender que cancelaria a coletiva dele, voltaria ao seu trabalho normal e não se falaria mais em interferência. Isso daqui mata de vez a história de interferir na Polícia Federal. Ponto final. Pá de cal nesse negócio aí”, disse.
Ele também minimizou eventuais impactos políticos que causaria a divulgação do vídeo da reunião ministerial. Disse que quem espera um “xeque-mate” contra seu governo vai “cair do cavalo”, e reafirmou que não citou durante a reunião as expressões “Polícia Federal” nem “superintendência”. (RS e ST)
“O senhor é muito maior que um cargo. O Brasil depende do senhor estar no MJ. Bolsonaro vai cair se o senhor sair”
Trecho de mensagem trocada pela deputada Carla Zambelli com Sergio Moro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.