Politica

Bolsonaro jogará assinatura de protocolo da cloroquina no colo de militar

O general Eduardo Pazuello, que deve assumir interinamente o cargo, terá a responsabilidade de assinar o protocolo da cloroquina

Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 17:13
O general Eduardo Pazuello, que deve assumir interinamente o cargo, terá a responsabilidade de assinar o protocolo da cloroquinaApós a saída de Nelson Teich do cargo de ministro da Saúde nesta sexta-feira (15/5), crescem as especulações sobre o novo nome que deve assumir o cargo. No entanto, o que se ouve nos bastidores é que não há pressa para definir um substituto já que a estratégia do presidente Jair Bolsonaro é justamente colocar no colo do secretário-executivo, general Eduardo Pazuello, que deve assumir interinamente o cargo, a responsabilidade de assinar o protocola da cloroquina.

A assinatura deve sair ainda no começo da próxima semana. Médicos do próprio ministério da saúde que são favoráveis ao uso do medicamento, mesmo sem os comprovação científica da eficácia, já elaboram o texto em conformidade com a vontade de Bolsonaro. Caberá a Pazuello assiná-lo.

A negativa de Nelson Teich perante a assinatura do protocolo foi um dos motivos que determinou a saída do Ministério da Saúde. Um médico de carreira poderia não querer assumir e correr o risco de responder a um processo junto ao Conselho Federal de Medicina.

Saiba Mais

Sem um nome definido para o cargo de ministro, a equipe do Ministério da Saúde, que passou por uma recente reformulação com a saída do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, passa a ficar novamente suscetível a mudanças. No entanto, a expectativa é que, diferente da saída de Mandetta, não haja uma reformulação de toda a equipe técnica.

Desde a troca de Mandetta, há um desconforto interno que se acentou com a entrada de uma dezena de militares. Enquanto parte da equipe se adequa e aprende a trabalhar sob a disciplina militar, outros veem com maus olhos a interferência, interpretando como uma espécie de bode espiatorio dos interesses políticos, ainda que esses se sobreponham às avaliações técnicas e científicas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags