Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 17:05
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich afirmou em pronunciamento nesta sexta, 15, que deixou um plano pronto para Estados e municÃpios para combater a covid-19, e que este deve ser seguido. "Ações foram iniciadas e um plano estratégico foi iniciado e deve seguir", afirmou. "Auxiliamos no entendimento do momento e da tomada de decisão", disse, em seu pronunciamento, ao qual chegou usando máscara de proteção.
Teich disse que, durante o perÃodo em que esteve no Ministério da Saúde, o foco foi total no combate ao novo coronavÃrus, mas que há um outro "sistema com doenças que têm de ser cuidadas". Ele declarou também que, neste perÃodo, auxiliou Estados e municÃpios a passar pelas dificuldades e habilitou aproximadamente 4 mil leitos num momento de crise mundial. "Tanto nos insumos quanto nos equipamentos de proteção individual, é uma luta intensa para auxiliar Estados e municÃpios a passar por isso", acentuou.
Teich acrescentou ainda que foi construÃdo um programa de testagem de coronavÃrus que está pronto para ser implementado e que é fundamental a definição de estratégias e ações.
O agora ex-ministro da Saúde apontou que a missão da Saúde é tripartite e envolve o ministério, as secretarias estaduais e as municipais. "O ministério da Saúde vê isso como algo absolutamente verdadeiro e essencial para conduzir a Saúde neste momento em que o PaÃs inteiro luta pela saúde", afirmou.
De acordo com Teich, as visitas às cidades mais atingidas pela pandemia no Brasil foi "fundamental para entender melhor o que acontece na ponta e para o desenho de ações que foram implementadas em seguida".
Teich também usou o discurso para agradecer à equipe que o acompanhou neste curto perÃodo. "Agradeço aos profissionais de Saúde pela dedicação, correndo risco; é uma coisa espetacular e uma honra ter feito parte disso."
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.