Politica

Delegado diz que foi convidado por Ramagem para ser diretor-executivo da PF

Declarações, dadas em novo depoimento, reforçam suspeitas de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na corporação

Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 19:10
Delegado Carlos HenriqueEm novo depoimento, o delegado Carlos Henrique, ex-superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, afirmou que chegou a ser sondado por Alexandre Ramagem, atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para ocupar o cargo de diretor-executivo da corporação. Ele foi ouvido novamente nesta terça-feira (19), em Brasília.

Henrique pediu para depor novamente na semana passada, e retificou pontos importantes de seu depoimento. Ele disse que além de receber a informação de Ramagem de que ele poderia, se aceitasse, ser nomeado para ser o número dois da PF, foi levado pelo atual chefe da Abin para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

Saiba Mais

Ele declara que o encontro com o presidente ocorreu entre outubro e novembro do ano passado. Henrique também destacou que Ramagem era delegado da Operação Cadeia Velha, que deu origem a Furna da Onça, que teria sido vazada para o senador Flávio Bolsonaro antes de ser deflagrada. O depoimento de Carlos Henrique reforça as suspeitas de que o presidente Jair Bolsonaro tentou, por meio de interlocutores e até diretamente, no comando da PF no Rio.

Ao sair do cargo, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou que o presidente tentou interferir na PF, trocando o superintendente no Rio e o diretor-geral da entidade. Ramagem seria o nome preferido e próximo do presidente para comandar a Polícia Federal. De fato ele foi indicado para chefiar a corporação após a saída de Moro e demissão de Maurício Valeixo. No entanto, a posse foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federaçl (STF).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags