Politica

Sete partidos e 400 entidades entregam pedido de impeachment de Bolsonaro

O pedido foi entregue na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira e é assinado por sete partidos de esquerda: PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP

Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 15:31
Ato em frente ao Congresso para entrega do pedido de impeachment de BolsonaroO primeiro pedido coletivo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro foi entregue nesta quinta-feira (21/5) à Câmara dos Deputados. Assinam o documento sete partidos de esquerda e cerca de 400 entidades e movimentos sociais, além de artistas, juristas, intelectuais, lideranças indígenas e líderes políticos, como Fernando Haddad, candidato do PT nas eleições de 2018 derrotado por Bolsonaro no segundo turno. 

Os partidos que subscrevem a iniciativa são PT, PCdoB, PSOL, PCB, PCO, PSTU e UP. Rede e PDT, duas das mais relevantes legendas de oposição, ficaram de fora. O principal argumento dos participantes da iniciativa é a forma como Bolsonaro tem conduzido o país durante a pandemia do novo coronavírus. "Quem prejudica o país, causa instabilidade e não deixa as coisas acontecerem é o próprio presidente da República", afirmou a deputada e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman.

Saiba Mais

Um pouco antes, Guilherme Boulos, candidato à Presidência pelo PSol em 2018, falou em um ato que antecedeu à entrega, no gramado em frente ao Congresso Nacional. "Este não é mais um pedido de impeachment. Este é o maior pedido de impeachment feito até agora", afirmou Boulos. "Viemos exigir que o Rodrigo Maia aceite, acate esse pedido e abra urgentemente o processo de impeachment contra o Bolsonaro", completou.


Decisão de Maia

Cabe ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), dar prosseguimento ou não a pedidos de impeachment do presidente. Maia, até agora, não tem demonstrado que pretende levar adiante algum dos vários pedidos protocolados na Câmara. Levantamento feito pelo site Congresso em Foco mostrou que, no fim de abril, já tinham sido apresentados 26 pedidos do tipo contra Bolsonaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags