Politica

"Precisamos ser apartidários e não ideológicos", diz Pazuello

Representantes dos conselhos nacionais de secretários da saúde debateram as alternativas para lidar com a crise junto ao ministro

Correio Braziliense
postado em 21/05/2020 17:23
Representantes dos conselhos nacionais de secretários da saúde debateram as alternativas para lidar com a crise junto ao ministroApós um período de fragilidade no diálogo entre União, estados e municípios no enfrentamento ao novo coronavírus, a reunião de gestores das três instâncias desta quinta-feira (21/05) teve um tom de reconciliação. Representantes dos conselhos nacionais de secretários da saúde debateram as alternativas para lidar com a crise junto ao ministro interino, Eduardo Pazuello, que frisou a necessidade de deixar diferenças políticas e ideológicas de lado a fim de fortalecer as relações. 

“Estamos vivendo o combate ao covid-19 e nesse momento, mais do que nunca, precisamos ser apartidários, não ideológicos e muito pragmáticos. Precisamos estar juntos e ser uma equipe. Nossa maior missão é mitigar os efeitos dessa pandemia da melhor forma possível e salvar vidas”, afirmou no discurso inicial. 

Esta foi a primeira participação do Pazuello na reunião da comissão intergestores tripartite como líder da pasta. A reabertura do diálogo foi elogiada pelos secretários, que narraram uma intensa dificuldade em debater as ações desde a saída do ministro Luiz Henrique Mandetta da gestão. 

"Tivemos um afastamento, durante um período. É importante que se entenda isso para que nós possamos adotar novos rumos. Estamos aqui justamente para isso, para mostrar que nós somos o SUS, temos um norte e o compromisso com a saúde e a vida das pessoas", destacou o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Alberto Beltrame. 

O ministro interino da Saúde acredita que a diversidade do país é o maior desafio na hora de tomar decisões e pactuar diálogos. Na avaliação de Pazuello, o impacto maior até agora ocorreu no Norte e no Nordeste. Com iss, Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem se preparar. 

Saiba Mais

“A preparação é em todos os níveis. É a hora de acumular meios, estruturar UTIs, habilitar leitos, adquirir insumos e equipamentos, se preparar para o combate com a vantagem de estarmos observando como foi o impacto no Norte e Nordeste. Prezamos para que o impacto seja menor, mas terá algum grau de impacto”, disse. 

Pazuello ainda fez um alerta para a progressão dos casos do novo coronavírus no interior dos estados. Segundo ele, a interiorização é “inevitável”. “Essa progressão vai acontecer e nós temos que estar preparados aumentando a capacidade ainda dessas cidades maiores e capitais porque elas serão, nesta terceira etapa, o destino dessas pessoas do interior”, pontuou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags