Politica

Damares falou em 'prender governadores e prefeitos' durante reunião

Ministra criticou líderes estaduais e municipais por permitirem prisão de pessoas que desrespeitaram decretos de quarentena obrigatória

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 19:16
Ministra Damares AlvesNa reunião ministerial de 22 de abril, cuja gravação que serve de base para o inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal foi divulgada nesta sexta-feira (22/5), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, criticou duramente governadores e prefeitos por algumas das medidas adotadas para enfrentamento à pandemia da covid-19, e falou em prender os gestores estaduais e municipais. 

“A pandemia vai passar, mas governadores e prefeitos responderão processos e nós vamos pedir inclusive a prisão de governadores e prefeitos. E nós tamo subindo o tom e discursos tão chegando (sic). Nosso ministério vai começar a pegar pesado com governadores e prefeitos. Nunca vimos o que está acontecendo hoje”, disse Damares, durante a reunião.
 

A ministra reclamou principalmente dos decretos que permitiam a prisão de pessoas que desrespeitavam a ordem de governadores e prefeitos para não sair de casa. “Idosos estão sendo algemados e jogado dentro de camburões no Brasil. Mulheres sendo jogadas no chão e sendo algemadas por não terem feitos nada... feito nada. Nós estamos vendo padres sendo multados em noventa mil reais porque estavam dentro da igreja com dois fiéis. A maior violação de direitos humanos da história do Brasil nos últimos trinta anos está acontecendo neste momento, mas nós estamos tomando providências”, comentou. 

Saiba Mais

Damares citou o nome do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que um dia antes da reunião ministerial autorizou que agentes da defesa civil ou autoridades responsáveis pelo combate à covid-19 entrassem na casa das pessoas “para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação”.

“Se eles falavam que nós éramos violadores de direitos, eles estão, inclusive, o governador Wellington, agora, ontem, determinou que a polícia poderá entrar nas casas. Vocês não… imagina o que ele vai fazer! Assinou! A polícia poderá entrar na casa sem mandato. Então, assim, as maiores violações estão acontecendo nesses dias. Então, nós estamos fazendo um enfrentamento, mais de cinco procedimentos o nosso ministério já tomou iniciativa e nós tamos pedindo inclusive a prisão de alguns governadores (sic)”, declarou Damares, sem mencionar os nomes de quais governadores ela pediu prisão.

Veja os vídeos 

 
 
 
   
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags