Politica

Celso de Mello vê possível crime em fala de Weintraub durante reunião

Ministro da Educação disse: ''Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF''

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 19:31
Abraham WeintraubO ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), viu possível crime de injúria em declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no vídeo da reunião ministerial de 22 de abril. A gravação foi divulgada nesta sexta-feira (22/5) pelo ministro, dentro do inquérito que apura uma suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Polícia Federal.

"Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF", disse Weintraub no vídeo.

Na decisão em que retira o sigilo da gravação, Celso de Mello determina que todos os ministros do Supremo sejam oficiados para que, caso queiram, adotem as medidas cabíveis.
 

“Constatei, casualmente, a ocorrência de aparente prática criminosa, que teria sido cometida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que, no curso da reunião ministerial realizada em 22/04/2020, no Palácio do Planalto, assim se pronunciou em relação aos ministros do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Celso de Mello na decisão.

Saiba Mais

Segundo o ministro, a declaração “põe em evidência, além do seu destacado grau de incivilidade e de inaceitável grosseria, que tal afirmação configuraria possível delito contra a honra (como o crime de injúria)”.

“A gente está perdendo a luta pela liberdade. É isso que o povo está gritando. Não está gritando para ter mais Estado, para ter mais projetos, para ter mais... O povo está gritando por liberdade, ponto. Eu acho que é isso que a gente está perdendo, está perdendo mesmo. O povo está querendo ver o que me trouxe até aqui. Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, disse o ministro da Educação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags