Politica

Teich alertou Bolsonaro sobre ter que mostrar controle da covid-19

No encontro com outros ministros, Teich explicou que é necessário mostrar que o governo tem uma estratégia para trabalhar a doença e mostrar que o governo não é um ''barco à deriva''

Correio Braziliense
postado em 22/05/2020 21:08
No encontro com outros ministros, Teich explicou que é necessário mostrar que o governo tem uma estratégia para trabalhar a doença e mostrar que o governo não é um ''barco à deriva''No vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, divulgado nesta sexta-feira (22/5) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Saúde Nelson Teich alertou ao presidente Jair Bolsonaro a necessidade de mostrar a população que o governo tinha controle da covid-19. Teich tomou posse cinco dias antes da reunião, em 17 de abril. 

“A saúde ela é fundamental porque enquanto a gente não mostrar para a sociedade que a gente tem o controle da doença, da saída dela, qualquer tentativa econômica vai ser ruim, porque o medo vai impedir que você trate a economia como uma prioridade. Então controlar a doença hoje é fundamental”, afirmou em sua primeira e única participação na reunião com os ministros de Bolsonaro. 

No encontro com outros ministros, Teich explicou que é necessário mostrar que o governo tem uma estratégia para trabalhar a doença e mostrar que o governo não é um “barco à deriva”. “Controlar a doença não significa que a gente vai curar a doença em uma semana, mas que a gente não é um barco a deriva e que a gente tem uma estratégia para trabalhar essa a doença, né?”, afirmou o ex-ministro.

Em outro momento, o ministro do Desenvolvimento, Rogério Marinho, pergunta se Teich tem perspectivas para apresentar um plano de transição para saída do isolamento. "Na verdade a gente tá correndo contra o tempo. Enquanto a gente não conseguir controlar a percepção que a gente hoje tem condição de cuidar das pessoas, vai ser difícil, né?", respondeu o médico oncologista. 

Demanda reprimida

Saiba Mais

Durante a reunião, Nelson Teich ainda fez um alerta ao presidente sobre um “problema adicional”, que seria a demanda reprimida de outras doenças que não estão recebendo a atenção por causa do foco à covid-19. 

“O que que tá acontecendo hoje? Vamos botar em número. Hoje, (imagine) que a gente tenha quatro milhões de pessoas com a covid. Brasil hoje tem 212 milhões de pessoas. Tem 208 milhões que não estão tendo atenção necessária. É câncer, cardiovascular. Isso tudo tá represado, é demanda reprimida. Quando você controlar a covid, o ‘não covid]” vai chegar com tudo, e você pode pegar uma estrutura sucateada. Ai você só vai transferir o problema de medo. [...] A gente tem que preparar pra essa segunda fase que vai chegar também”, disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags