Correio Braziliense
postado em 23/05/2020 04:04
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, por ter divulgado nota contra a possibilidade de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro. O pedido foi feito por partidos de oposição ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pediu a opinião da Procuradoria-Geral da República sobre o caso.
“A nota do ministro Heleno é muito ruim, ameaçando. Se achou que o encaminhamento do Celso de Mello é tão grave assim, peça uma audiência, mas essas agressões que confrontam, que ameaçam, nada disso”, disse Maia em entrevista à Record News. Para o deputado, a iniciativa de Heleno cria um ambiente de insegurança para investimentos estrangeiros no Brasil. “O investidor pensa que não pode investir neste país. É a sinalização que a gente passa no exterior”, argumentou ele, para quem a nota “só afasta o Supremo do governo e cria mais instabilidade”.
O texto tem sido criticado pela oposição, que vê ameaça de Augusto Heleno às instituições. A nota fala em “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional” caso haja apreensão do celular do presidente da República. “Não vamos aceitar ameaça alguma contra a democracia! O sr. Augusto Heleno não só deve explicações, mas deve desculpas por ameaçar as instituições. Os motivos para impeachment desse governo absurdo só aumentam!”, escreveu no Twitter. “O sr. General Heleno infringiu a Lei de Segurança Nacional e cometeu crime de responsabilidade. Vamos apresentar representação contra Heleno. Esses ataques à nossa democracia não podem existir, muito menos se tornar rotina. Que o General responda no rigor da lei!”
O PSol informou que a legenda e 40 parlamentares de 10 siglas vão pedir a convocação de Heleno para “dar explicações na Câmara sobre as suas ameaças à democracia”.
“General Heleno, as instituições democráticas rechaçam o anacronismo de sua nota. Saia de 64 e tente contribuir com 2020, se puder. Se não puder, #ficaemcasa”
Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.