Politica

PF investiga corrupção e faz buscas na residência oficial de Witzel

Operação no Palácio das Laranjeiras investiga suspeita de esquema envolvendo servidores da Saúde na construção de hospitais de campanha devido à pandemia

Correio Braziliense
postado em 26/05/2020 07:59

Agentes da Polícia Federal no Palácio LaranjeirasA Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (26/5), uma operação para investigar suspeitas de irregularidades na Saúde do Rio de Janeiro, durante a construção de hospitais de campanha devido à pandemia do novo coronavírus. A operação recebeu o nome de Placebo.

 

A ação é comandada pela PF em Brasília e foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além do Rio, 12 mandados de busca e apreensão também são cumpridos em São Paulo. Entre os alvos está o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

, a casa em que o mandatário morava antes de assumir o governo Rio, no Grajaú, zona norte, e ainda no Palácio da Guanabara, sede oficial do governo fluminense.


Segundo a PF, há indícios de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Já em São Paulo, os agentes vasculham a sede da Organização Social IABAS, que celebrou contrato de R$ 850 milhões com o governo do Rio para implantação de hospitais de campanha no Estado.

 

Saiba Mais

Segundo a corporação, investigações iniciais da Polícia Civil, Ministério Público e Ministério Público Federal do Rio encontraram “elementos de prova”, que foram compartilhados com com a Procuradoria Geral da República e "apontam para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da Saúde.”

Celulares e computadores

 

O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou que a PF apreendesse equipamentos eletrônicos de 'qualquer espécie' dos investigados, entre eles o governador Wilson Witzel.

 

As mídias descritas na decisão datada de 21 de maio incluem pendrives, notebooks, HDs e smartphones tendo a PF recolhido três computadores e três celulares na residência do governador na manhã desta terça (26/5)

Witzel fala em interferência de Bolsonaro na PF 

Em nota, Wilson Witzel afirmou que a operação comprova a interferência do presidente Jair Bolsonaro no órgão. "A interferência anunciada pelo presidente da República está devidamente oficializada", alega o mandatário fluminense.

A acusação foi feita num contexto em que a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, deu a entender que sabia que a PF preparava operações contra governadores. "Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará", apontou Witzel.

Witzel nega que tenha qualquer envolvimento com os atos de corrupção. "Não há absolutamente nenhuma participação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal", afirma. "Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos Não abandonarei meus princípios e muito menos o Estado do Rio de Janeiro."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags