O presidente Jair Bolsonaro parabenizou nesta terça-feira (26/05) a operação da Polícia Federal (PF) que realizou pela manhã buscas no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. “Parabéns à Polícia Federal. Fiquei sabendo agora pela mídia. Parabéns à Polícia Federal, tá ok?”, declarou. Witzel é desafeto político de Bolsonaro.
A PF investiga suspeitas de irregularidades na Saúde do Rio de Janeiro, durante a construção de hospitais de campanha devido à pandemia do novo coronavírus. A operação recebeu o nome de Placebo.
O escritório de advocacia da primeira-dama, Helena Witzel, a casa em que o mandatário morava antes de assumir o governo Rio, no Grajaú, zona norte, e ainda no Palácio da Guanabara, sede oficial do governo fluminense também são alvos da operação. Em nota, Wilson Witzel, afirmou que a operação comprova a interferência do presidente Jair Bolsonaro no órgão. "A interferência anunciada pelo presidente da República está devidamente oficializada", disse o governador fluminense, que também negou envolvimento com qualquer tipo de irregularidades.
Bolsonaro também foi perguntado se a deputada federal Carla Zambelli sabia que operação seria deflagrada. Ao que Bolsonaro respondeu: “Pergunta para ela”.
Ontem (25), Zambelli afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha que a Polícia Federal investigava governadores sobre irregularidades na Saúde durante a pandemia do novo coronavírus. A informação se confirmou, na manhã desta terça-feira (26/5), com a operação da corporação na residência oficial do governo do Rio de Janeiro. Embora Zambelli não tenha citados nomes, a antecipação da ação pela parlamentar levantou a suspeita que a deputada, bem próxima ao presidente estaria tendo acesso a informações de investigações da corporação.
Socorro aos estados
O chefe do Executivo ainda falou sobre o socorro aos estados e disse que o projeto deverá ser sancionado até amanhã. “Até amanhã sai. Estamos resolvendo aqui a questão do concursados da PRF para que não haja dúvidas. Umas vez sancionado não sejam prejudicados”, apontou.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.