Politica

Carla Zambelli nega informação privilegiada sobre ação da PF

Parlamentar nega que tenha sabido da operação da PF que vasculhou endereços de Wilson Witzel, conforme deu a entender em entrevista que concedeu um dia antes. Assegurou que, se tivesse sido informada, jamais falaria publicamente

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 06:00
A prova da influência de Carla como emissária de Bolsonaro está nas negociações para que Moro ficasse e Regina Duarte fosse para a CinematecaA deputada Carla Zambelli (PSL-SP) negou veementemente que tenha sabido antecipadamente da operação da Polícia Federal, ontem de manhã, que visitou endereços ligados a Wilson Witzel para fazer buscas e apreensões. A desconfiança é porque, no dia anterior, em uma entrevista à Rádio Gaúcha, ela deu a entender que uma ofensiva da PF contra governadores estaria na iminência de ser desfechada. O governador do Rio de Janeiro é inimigo declarado de Jair Bolsonaro e de seus filhos e, nas últimas semanas, a instituição foi centro da suspeita de que o presidente tivesse intenção de interferir na atuação dos federais em proveito próprio –– algo que vinha sendo contido pelo então ministro Sergio Moro, que saiu por não resistir à pressão.

Segundo a parlamentar, a deflagração da operação, menos de 24h depois de sua entrevista, foi “uma feliz coincidência”. “Eu não sou uma pessoa burra. Se eu tivesse informação privilegiada, eu falaria isso publicamente?”, questionou a deputada, em entrevista à CNN. Em tom de indagação, acrescentou: “Se há algum tipo de interferência (de Bolsonaro na operação de ontem), o presidente também está agindo em cima do STJ?”.

Carla também divulgou nota negando o vazamento de informações. Segundo ela, adversários de Bolsonaro tentam explorar politicamente sua entrevista. Afirmou ter passado à emissora apenas “informações já conhecidas e publicadas na mídia de que em vários estados estavam sendo realizadas investigações da Polícia Federal e das respectivas polícias civis sobre esquemas de corrupção com recursos públicos federais”.

Ela disse ainda que governadores superfaturaram compras de insumos durante a pandemia da covid-19 e, por isso, precisam começar a temer ações como a de ontem. “Governadores estão superfaturando tudo e eles têm de começar a entender que têm de ter medo, sim. Vai ter de parar de roubar, principalmente, em um momento como esse em que as pessoas estão morrendo de fome’, acusou.

Carla acrescentou que “dia 21 de maio saiu um avião da PF daqui (de Brasília) para o Rio de Janeiro. Houve uma operação anterior a essa. Então, era meio óbvio que fossem acontecer outras operações”.

Nas últimas semanas, a deputada se tornou um dos principais braços do Palácio do Planalto na articulação com o ministério e com o Congresso. No episódio da demissão de Moro, se apresentou como interlocutora autorizada por Bolsonaro e chegou até mesmo prometer intermediar a ida do então ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF), provavelmente na vaga que se abre em novembro com a aposentadoria de Celso de Mello.

Outra participação direta de Carla foi na saída de Regina Duarte da Secretaria Nacional de Cultura, quando teria obtido para a atriz a presidência da Cinemateca Nacional para que ela “não ficasse desamparada”. Inclusive, no dia da demissão, a deputada ciceroneou Regina na conversa com Bolsonaro.

Representação
O ministro Celso de Mello enviou, também ontem, à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra Carla por suposta prática de crimes de advocacia administrativa e tráfico de influência. A notícia-crime foi elaborada por 35 parlamentares, dentre eles a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), com base nas trocas de mensagens entre a bolsonarista e Sergio Moro.

No encaminhamento, feito dia 20, Celso de Mello pontua que “o Ministério Público e a Polícia Judiciária, sendo destinatários de comunicações ou de revelações de práticas criminosas, não podem eximir-se de apurar a efetiva ocorrência dos ilícitos penais noticiados”. O ministro salientou, ainda, que é dever jurídico do Estado “promover a apuração da autoria e da materialidade dos fatos delituosos narrados por ‘qualquer pessoa do povo’”.

Caberá ao procurador-geral da República, Augusto Aras, analisar a notícia-crime e se manifestar sobre o pedido de abertura de investigação. A decisão sobre permitir o início de um inquérito contra a deputada será do decano.

Parlamentar teria se traído na rádio
Ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, Carla Zambelli afirmou: “A gente já teve algumas operações da Polícia Federal que estavam ali, na agulha, para sair, mas não saíam. E a gente deve ter, nos próximos meses, o que a gente vai chamar, talvez, de ‘Covidão’ ou de… não sei qual vai ser o nome que eles vão dar… mas já tem alguns governadores sendo investigados pela Polícia Federal”.
 
Deputados não creem em desconhecimento
 
As suspeitas de que a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) foi informada previamente da operação de busca e apreensão da Polícia Federal, em endereços relacionados ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), realizada ontem, agitaram o Congresso.

Um dos mais veementes foi o líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ). Para ele, a ação confirma que o presidente Jair Bolsonaro passou a interferir politicamente na instituição.

“Sinal de que as interferências de Bolsonaro já são realidade. As investigações da Polícia Federal têm que acontecer, doa a quem doer. O que não é admissível é o vazamento das operações para quem quer que seja, bolsonaristas ou não”, cobrou.
O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do partido na Câmara, disse que Carla se tornou “porta-voz informal” das operações da PF. Ele afirmou que tanto a parlamentar quanto a corporação devem explicações. “O Brasil conheceu ontem e teve confirmação hoje de uma nova ‘função’: a de porta-voz informal de operação da PF. Deputada e Polícia Federal devem explicações sobre tamanha capacidade de ‘adivinhação’”, provocou Jerry.

Representante do PSol, o deputado Marcelo Freixo (RJ) anunciou que pedirá providências, na Câmara, sobre o possível vazamento de informações da PF para Carla. “Agora vamos incluir no processo o vazamento de informações privilegiadas da operação da PF no Rio de Janeiro. A parlamentar antecipou ontem que haveria ações contra os governadores. Como sabia disso?”, questionou.

Para o líder da oposição na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), a deputada confirmou a instrumentalização dos órgãos de controle e investigação do país. “As ingerências na PF começam a ficar claras”, declarou.

Em várias entrevistas ao longo do dia, deputados bolsonaristas como Carlos Jordy (PSL-RJ) e Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, saíram em defesa da colega de bancada, afirmando que as informações que ela deu na entrevista à rádio de Porto Alegre já eram sabidas há dias. Negaram ainda que a PF sofra a ingerência política que levou Sergio Moro a se demitir do Ministério da Justiça –– apesar dos apelos da própria deputada para que desistisse da ideia.

Acusações
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) afirmou, em nota, que “é conhecido e notório o vínculo” da deputada com a Associação de Delegados, “desde quando era líder do movimento Nas Ruas”. Lembrou que o laço entre a parlamentar e os delegados “se demonstra pela participação de Zambelli em eventos, vídeos e homenagens”. “A Fenapef defende a apuração, com responsabilidade e profundidade, sobre a possibilidade de que esse vínculo possa ter sido utilizado para a obtenção de alguma informação privilegiada”, acentuou.

Em resposta à Fenapf, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) repudiou a nota emitida classificando-a de “irresponsável”. “No momento em que a Polícia Federal é colocada involuntariamente no centro do debate político, nada mais danoso para o órgão do que a utilização desse ambiente para se criar instabilidades por rixas classistas que nada colaboram com a defesa da instituição”, rebateu.

A Associação afirmou que não tem acesso a informações referentes a qualquer investigação em andamento e disse que vai tomar medidas judiciais cabíveis contra os dirigentes da Federação para que “provem as insinuações que fizeram ou respondam pelas leviandades”.

Reações
 
“A Fenapef defende a apuração, com responsabilidade e profundidade, sobre a possibilidade de que esse vínculo possa ter sido utilizado para a obtenção de alguma informação privilegiada” 
Trecho da nota da Federação Nacional dos Policias Federais

“A ADPF atua na defesa da Polícia Federal e sempre condenou, de forma intransigente, qualquer tipo de vazamento de informações sigilosas, por quem quer que seja. Os responsáveis por revelação de qualquer segredo profissional, devem ser processados e demitidos, sem prejuízo das sanções cíveis e penais cabíveis” 
Trecho na nota da Associação dos Delegados da Polícia Federal

“A Polícia Federal é um órgão de Estado. Suas ações são autorizadas e controladas pelo Poder Judiciário, com participação do Ministério Público Federal. Canalhice sem tamanho tentar atribuir qualquer viés político nas ações de hoje no RJ, desmerecendo a ação dessas instituições” 
Major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara, no Twitter 



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags