Politica

Polícia investiga novas ameaças no DF

Correio Braziliense
postado em 27/05/2020 04:04
Promotores e juízes do Distrito Federal continuam a receber e-mails com ameaças. No último sábado, a mensagem eletrônica partiu por um grupo autodenominado Comando Invisível, que afirmou ter armamento militar para realizar um massacre em delegacias e fóruns. A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) investiga o crime e tenta identificar se há relação entre os suspeitos e dois homens que foram presos na quinta-feira passada, como possíveis autores de ataques virtuais. Os detidos lotaram a caixa eletrônica dos servidores com ameaças, conforme divulgado pelo Blog do Vicente.

O grupo Comando Invisível enviou o texto para o endereço eletrônico de 10 varas e juizados, usando um servidor russo. A suspeita é de que os acusados possam ter utilizado o serviço do país para dificultar o rastreamento da origem do e-mail. 

O e-mail encaminhado aos promotores e juízes começa com as ameaças. “Papo reto a todos os parasitas estatais, juízes, promotores e outros vagabundos. Nós somos o Comando Invisível e vamos fazer um massacre histórico em delegacias e fóruns, com nossos conhecimentos em química e acesso a armamento de guerra militar. Podemos fazer algo esplêndido. O povo brasileiro não aguenta mais os abusos dos semideuses juizecos, que ganham igual a deputados federais com todas as regalias estatais. Todos vocês vão ver a fúria do povo nas ruas, cada esquina terá milícias paramilitares”, escreveu.

O delegado Giancarlos Zuliani, chefe da DRCC, afirmou que “a especializada tomou conhecimento desse e-mail e já iniciamos a investigação. Nesse momento, não podemos dar mais informações para não atrapalhar o trabalho.” Por nota oficial, o Ministério Público esclareceu que está colaborando com a Polícia Civil do DF. “As ameaças estão sendo investigadas pelo Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos do MPDFT em conjunto com a Polícia Civil”, informou.

Justiça federal
Na semana passada, juízes do Distrito Federal tiveram a caixa eletrônica invadida por e-mails com ameaças de morte. O Blog do Vicente deu a informação em primeira mão, na quarta-feira passada, e informou que o ministro da Casa Civil, general Braga Netto, solicitou “rigorosa apuração da autoria e a responsabilização” pelo crime. Um dia depois, agentes da DRCC prenderam em flagrante Célio Evangelista Ferreira do Nascimento e Rodrigo Luis Ferreira.

Os suspeitos acabaram detidos no escritório do grupo, no Lake Side Apart Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte. Policiais apreenderam material de conteúdo antidemocrático e violento, além de HD, telefones celulares e um pen drive com a anotação “matar juízes, matar todos”

Na sexta-feira, o Tribunal do Distrito Federal do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu encaminhar o processo para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A juíza Lorena Alves Ocampos deliberou que o delito imputado a Célio e Rodrigo é de competência da Justiça federal. Eles respondem no âmbito dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social. A Lei prevê delitos que lesam ou expõem perigo a integridade territorial e a soberania nacional, o regime representativo e democrático, a Federação e o Estado de Direito, além dos chefes dos Poderes da União. A pena varia de 3 a 15 anos de reclusão.

O processo contra a dupla foi analisado pela juíza federal Diana Maria Wanderlei da Silva, ainda na sexta-feira. A magistrada manteve Célio e Rodrigo presos preventivamente, pois acredita haver “indícios de que o intento era ir além, inclusive, com possibilidade de realizar outros delitos, que afetassem de forma mais gravosa bem jurídicos tutelados.”

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags