Publicidade

Correio Braziliense

Fachin é escolhido relator de HC apresentado em favor de Weintraub no STF

Ministro terá que decidir se mantém ou não ministro da Educação como investigado


postado em 28/05/2020 12:57

(foto: Nelson Jr./SCO/STF)
(foto: Nelson Jr./SCO/STF)
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido relator de um habeas corpus apresentado na Corte em favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na ação, o ministro da Justiça, André Mendonça, solicita que Weintraub seja retirado do inquérito que investiga ataques e fake news contra o Supremo.

No pedido, Mendonça também solicita que seja suspensa a determinação para que Weintraub preste depoimento por ter feito críticas a suprema corte. Durante a reunião ministerial realizada no dia 22 de abril, ni Palácio do Planalto, o ministro da Educação disse que por ele "colocava todos esses vagabundos na cadeia, começando pelo STF.

Além de defender Weintraub, André Mendonça pede que o habeas corpus seja estendido a todos os alvos do inquérito. Na quarta-feira (27), a Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, cumpriu 39 mandados de busca e apreensão contra blogueiros e empresários.

Entre os alvos estava o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang, da Havan, ambos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Deputados bolsonaristas foram intimados a depor, entre eles, Carla Zambelli, Bia Kicis e Felipe Barros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade