Politica

Novos ministros revogam portaria de Moro e Mandetta sobre isolamento

Portaria dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta previa punições para quem desrespeitasse o isolamento

Correio Braziliense
postado em 28/05/2020 12:59
Sergio Moro e Luiz Henrique MandettaOs novos ministros da Saúde, o interino Eduardo Pazuello, e da Justiça, André Mendonça, revogaram uma portaria interministerial de 17 de março, assinada por seus antecessores, Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro, respectivamente, que tratava do isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus e previa punições para quem o desrespeitasse. A revogação foi publicada na edição desta quinta-feira (28/5) do Diário Oficial da União.

portaria de Moro e Mandetta regulamentava trechos da Lei nº 13.979, que trata sobre as medidas para enfrentamento da pandemia e continua em vigor. O documento revogado tratava da "compulsoriedade das medidas" apresentadas na lei. 

Entre outras coisas, a portaria previa que quem desrespeitasse a quarentena poderia ser enquadrado nos artigos 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público) do Código Penal. A pena para o primeiro crime é detenção de um mês a um ano. Já o segundo pode render de 15 dias a seis meses de cadeia.

O documento assinado por Moro e Mandetta, contudo, ressaltava que os infratores poderiam assinar um termo circunstanciado por infração de menor potencial ofensivo para evitar a prisão. Caso a detenção fosse inevitável — na hipótese da não assinatura ou de haver um crime mais grave — havia a recomendação para que os detidos fossem mantidos em celas separadas.

Na revogação, Pazuello e Mendonça argumentam que "deve ser assegurado às pessoas afetadas em razão da aplicação das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, o pleno respeito à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais".

Dois dos ministros mais populares de Jair Bolsonaro (sem partido), Moro e Mandetta deixaram o governo após desavenças com o presidente. O primeiro pediu demissão por conta de uma suposta interferência política na direção da Polícia Federal. O segundo, por sua vez, entrou em atrito com Bolsonaro e foi demitido em razão, sobretudo, do isolamento social — apontado por autoridades internacionais de saúde como principal medida para conter a propagação do novo coronavírus, e do qual do presidente discorda. 

Antes de Pazuello, que é interino, o Ministério da Saúde foi comandado por Nelson Teich, que deixou o cargo com menos de um mês também por divergências com Bolsonaro — desta vez, a respeito do uso da cloroquina contra a covid-19, remédio que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que deixasse de ser usado em função dos efeitos colaterais, mas do qual o presidente é entusiasta.

Apesar da revogação da portaria, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido que governadores e prefeitos têm autonomia para decidir sobre as medidas de isolamento, não cabendo tais decisões, portanto, ao governo federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags