Politica

Em balanço sobre coronavírus, Bolsonaro ignora número de mortos

Presidente publicou nas redes sociais números relativos a ações de combate ao vírus no Brasil, mas não falou em óbito ou número de casos

Correio Braziliense
postado em 31/05/2020 11:25
Ao longo de 26 pontos, o presidente falou sobre número de recuperados, doação de respiradores pelo governo dos Estados Unidos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)O presidente Jair Bolsonaro publicou uma série de mensagens em seu Twitter na manhã deste domingo (31/5) sobre o novo coronavírus. "Divulgação de ações diárias do governo do Brasil (terceira semana de maio)", escreveu no início. 

Ao longo de 26 pontos, o presidente falou sobre número de recuperados, doação de respiradores pelo governo dos Estados Unidos, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), contratação de mais profissionais, brasileiros repatriados e outras ações de combate à pandemia do novo coronavírus e de seu impacto no país, mas não falou sobre o número de mortos ou de casos no país.

Ontem, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil chegou a 28.834 pessoas mortas pela covid-19, doença causada pelo coronavírus. O país ultrapassou o número de óbitos da França (28.774), conforme informações compiladas pela Universidade Johns Hopkins (EUA), e se tornou o quarto país com mais mortes pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Itália. 

Em 24 horas, conforme dados do governo federal, foram registrados 956 óbitos por covid-19 no Brasil. O país bateu ainda um novo recorde de número de casos contabilizados em 24 horas: foram 33.274 novos registros. O Brasil, então, chegou ao total de 498.440 casos, e permanece atrás apenas dos EUA, que tem 1,7 milhão registros de pessoas contaminadas. 

"Independentemente dos ataques que o governo do Brasil vem sofrendo diariamente, seguimos trabalhando. Sempre, para mais informações, sigam os Ministérios do Executivo Federal e os demais órgãos que o compõem a estrutura", escreveu Bolsonaro ao final da publicação. Ontem o presidente também não comentou os números divulgados pelo ministério.

No dia 28 de abril, o Brasil ultrapassou a China em número de mortos. O país foi o primeiro com registros do vírus e onde houve 4.645 óbitos confirmados pela Covid-19. Na ocasião, o presidente foi questionado sobre os dados, e respondeu: "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags