O youtuber e blogueira bolsonarista Allan dos Santos recorreu, na noite dessa segunda-feira (1º/6), ao Twitter do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pedir ajuda do que chamou de “golpe chinês contra Bolsonaro”.
O dono do site Terça Livre respondeu, em inglês, a uma mensagem do presidente norte-americano. “Trump, pare o golpe de estado chinês que o presidente Bolsonaro está sofrendo. O Partido Comunista Chinês subornou os políticos brasileiros para derrubar Bolsonaro”, afirma na mensagem.
Na publicação, Allan postou uma montagem de fotos dos governadores Wilson Witzel (PSC-RJ), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e João Doria (PSDB-SP), além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em encontros com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, a quem o blogueiro atribui ser o agente responsável pelo golpe.
Trump, stop the Chinese coup d'etat that President Bolsonaro is suffering. The Chinese Communist Party bribed Brazilian politicians to overthrow Bolsonaro. The Chinese agent who is organizing all of this is Yang Wanming.
%u2014 Allan dos Santos - diariotercalivre.com.br (@allantercalivre)
Os encontros
O Correio apurou que a foto com Witzel ocorreu em 8 de maio do ano passado e foi para tratar sobre uma futura cooperação entre China e Rio e a uma futura visita do governador à China. Já o registro com o Ibaneis foi feito no dia 31 do mesmo mês para tratar de relações comerciais entre a capital do país e o país.
O encontro com Doria ocorreu em 29 de maio e a foto foi cortada. No registro original, além do governador, secretários da gestão também participam do encontro, que foi para tratar sobre relação comercial. A foto ao lado de Maia ocorreu em 24 de maio após os dois discutirem as relações bilaterais. O encontro com FHC ocorreu em 30 de maio na casa do ex-presidente.
Vale ressaltar que a China é o principal parceiro comercial do Brasil. Além disso, encontro com autoridades está entre as atribuições dos embaixadores. O próprio Itamaraty defende que entre as funções do profissional está defender os interesses no exterior e contribuir para o entendimento entre os países.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.