Politica

Bolsonaro se reúne com parlamentar para discutir recriação de ministério

Encontro foi com líder da chamada "bancada da bala" para discutir a respeito da recriação do Ministério da Segurança Pública

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 16:14
Encontro foi com líder da chamada O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, na tarde desta quinta-feira (4/6), com o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), líder da chamada "bancada da bala", para discutir a respeito da recriação do Ministério da Segurança Pública. O pedido foi para que a pasta fosse criada até o final do ano tendo como base uma eventual onda de aumentos de crimes por conta da crise econômica provocada pela covid-19. Antes do encontro com Bolsonaro, Capitão Augusto se reuniu por cerca de duas horas com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Jorge Oliveira.

“Estamos vendo aí que depois dessa onda que nós teremos do problema da saúde, virá a segunda onda que é o problema da economia e a história sempre diz pra nós que o problema da economia anda de mão dadas com o aumento da criminalidade, do crime contra o patrimônio e do crime contra a vida. Então seria muito interessante por parte do governo  e por isso estamos propondo uma criação do Ministério da Segurança Pública, já prevendo esse aumento da criminalidade”, apontou o deputado.

De acordo com ele, tanto Bolsonaro quanto o ministro Jorge confirmaram o interesse na criação do ministério. O plano é de que a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) continuem sob o guarda-chuva do Ministério da Justiça e a nova pasta fique responsável pela integração das forças de segurança de Estados e municípios. Também foi levado ao presidente a indicação do nome do ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) para comandar o ministério.

“Nosso segundo ponto seria a questão do prazo. Entendemos que esse ministério deveria ser criado antes da crise da segurança. Porque você criar o ministério depois de nós estarmos vivenciando a crise de segurança é algo que para nós seria difícil”, defendeu.

Saiba Mais

O Capitão Augusto disse, no entanto, que Bolsonaro não estabeleceu uma data ou o nome de quem estará a frente da mesma.

“O presidente não bateu o martelo em absolutamente nada de nomes. É somente uma indicação, e obviamente compete ao governo, se criado o Ministério da Segurança, qual nome estará à frente para presidir”.

Outro forte candidato ao cargo é o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres. Tanto é que na tarde desta quinta-feira, Bolsonaro o visitou por cerca de 40 minutos na sede da secretaria. A visita não estava prevista na agenda oficial do presidente e é uma clara sinalização após a reunião com a bancada da bala. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags