Politica

Evento com Bolsonaro atrasa inicio do funcionamento de hospital de campanha

Inauguração acabou sujando a unidade, que deverá agora passar por limpeza e desinfecção antes de poder receber pacientes

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 14:49

Inauguração de hospital de campanha em Águas lindas de GoiásO evento de inauguração do hospital de campanha de Águas Lindas (GO), primeira unidade anunciada pela União para atender pacientes com covid-19, na manhã desta sexta-feira (5/6), acabou sujando a unidade, que deverá agora passar por limpeza e desinfecção antes de poder receber pacientes. A inauguração já havia sido adiada devido à agenda presidencial, quando seria na quarta-feira (3/6) e passou para esta sexta, . 

 

O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, disse que a unidade está em condições de receber pacientes desde quarta-feira, com insumos e profissionais preparados. No entanto, a equipe de infectologia informou que se começasse a receber pacientes, não poderia ter o evento de inauguração depois. 

 

Por isso, a abertura do hospital foi atrasada para que houvesse a cerimônia, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do governador Ronaldo Caiado (DEM), do prefeito da cidade, Hildo do Candango, e outras autoridades. 

 

Alexandrino afirmou que se um paciente grave precisar da internação, talvez no fim da tarde desta sexta-feira (5/6) a unidade já tenha condições de recebê-lo. “Pode ser (que abra) até no fim de semana. Nós imaginamos que será segunda-feira. Mas depois dele higienizado e desinfetado, ele está em condições de (receber pacientes). Quando vai ser, depende de quando um paciente precisar. Como não é porta aberta, não é demanda espontânea, não vai chegar nenhum paciente aqui de forma aleatória”, explicou.

Unidade não é pronto-socorro

 

Todos os doentes serão regulados para a unidade pelo sistema de regulação estadual. Ou seja, não é como um pronto-socorro, em que as pessoas vão para buscar primeiro atendimento. O paciente chega, por exemplo, a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS, é avaliado, a equipe médica vê que o caso é grave, entra em contato com o complexo regulador estadual, que define se será encaminhado para este hospital de campanha de Águas Lindas, ou para outra unidade.

Questionado se o evento, que sujou a unidade atrasando a abertura, havia atrapalhado o atendimento aos pacientes com covid-19, o secretário de Saúde disse que “por enquanto, não”. “Porque (no momento) a gente não está com necessidade de internar paciente aqui. Mas a gente vai fazer essa desinfecção da forma mais célere possível, de forma que fique pronto para, a qualquer momento, receber paciente que é regulado”, disse. 

Saiba Mais

O hospital está sendo inaugurado com 29 dias de atraso. Ele começou a ser construído em 7 de abril, com a promessa que seria entregue em um mês, sendo 15 para erguer a estrutura e outros 15 para o estado de Goiás (que é quem gere a unidade) equipá-lo. A estrutura da unidade, sob competência do Ministério da Infraestrutura, está pronta desde o dia 22 de abril, mas questões burocrática de repasse da gestão federal ao governo de Goiás atrasaram a conclusão da segunda etapa.

O hospital de campanha possui 200 leitos, mas começará com apenas 19 sendo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quando possui apenas essa quantidade de respiradores. O restante ficará como leito de enfermaria, mas todos podem se tornar leito de UTI. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags