Politica

Gilmar: "Manipulação de estatísticas é manobra de regimes totalitários"

O ministro ainda falou em "eventual genocídio" e comparou o momento atual a "regimes totalitários"

Correio Braziliense
postado em 06/06/2020 20:47

Gilmar MendesO ministro Gilmar Mendes usou o Twitter na noite deste sábado (6/6) para criticar o governo federal. De acordo com o magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF), a "manipulação de estatísticas é manobra de regimes totalitários", em referência à mudança no horário e formato de divulgação nos dados do coronavírus no Brasil. Como o Correio revelou na sexta-feira (5/6) com exclusividade, a decisão foi tomada pelo governo de Jair Bolsonaro para que o número de mortos não fosse noticiado nos principais telejornais do país.

 

Ainda de acordo com Gilmar Mendes, a medida é uma tentativa de "reduzir o controle social das políticas de saúde". Para o ministro, no entanto, o "truque" usado pelo governo "não vai isentar a responsabilidade pelo eventual genocídio".

 

Ao final do texto, o ministro do STF usou duas hashtags: #CensuraNao e #DitaduraNuncaMais.  

 

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde mudou a forma de divulgar o avanço da covid-19 no Brasil. Na época de Luiz Henrique Mandetta à frente da pasta, os boletins eram diários, às 17h, em coletiva de imprensa. Depois, as atualizações passaram a ser divulgadas só pela internet, às 19h. Recentemente, o governo começou a publicar os dados mais tarde, entre 21h30 e 22h. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags