Politica

Pazuello nega que Ministério da Saúde queira omitir óbitos: é inescondível

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, explicou que a pasta vai alterar o modelo de contagem de mortes para evitar acúmulos dos números no fim de semana

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 14:56
Eduardo PazuelloApós ser alvo de críticas envolvendo a publicação dos dados relacionados à evolução da covid-19 no Brasil, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, explicou os motivos que levaram a pasta a alterar o modelo de contagem de mortes provocadas pela doença no país. Segundo o general, a contagem do Ministério da Saúde realizada até então refletia uma defasagem na soma de óbitos durante o fim de semana e feriados. 

"Vamos agora ter metade do mundo dizendo que queremos esconder o óbito, ele é 'inescondível', são registros. É apenas dizer, para que não haja picos que confunda a análise do gestor, coloca os óbitos no dia", explicou Pazuello, no início da tarde desta terça-feira (9/6), em comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate ao coronavírus.  

"Quero propor que pegue o registro e lance a data do óbito para que o gestor possa ver o que aconteceu. Porque ele pode avaliar que caíram os óbitos no fim de semana, enquanto é uma questão do registro. Se não olhar a data do óbito, o gestor não consegue  entender o que está acontecendo na sua cidade e não consegue fazer medidas para lidar", complementou Pazuello, sobre o novo sistema de divulgação de óbitos de covid-19. 

Atualmente, são divulgados os resultados laboratoriais notificados diariamente, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), mesmo não seja o dia do falecimento do paciente. Sendo o Ministério da Saúde, a nova plataforma deve apresentar também os óbitos em suas datas de ocorrência.

O general, que é responsável interinamente pelo comando da pasta da Saúde, afirmou que seu maior objetivo é a transparência de dados. “Esse é o maior objetivo que o Ministério da Saúde está correndo atrás. O que os senhores querem é o que nós queremos”, discursou. 


Novo sistema


O ministro interino disse que o novo sistema já está disponível no site do ministério. No entanto, a assessoria da pasta confirmou que a plataforma ainda não está liberada para o público, mas deve ser apresentada hoje. Pazuello ainda afirmou que os números estarão disponíveis 24h na nova plataforma e explicou que os dados dos estados entrarão automaticamente assim que eles enviarem. 

“Os números estão disponíveis 24 horas. Não precisa me perguntar que horas vamos botar os números, o número está disponível 24 horas, na hora que o dado chega do gestor ele é colocado no sistema e acabou. É imediato, se ele chegar em 16h, 16h10 está lá”, afirmou. 

Saiba Mais

No entanto, em coletiva nesta segunda-feira (9/6), o Ministério da Saúde afirmou que a intenção da pasta é atualizar a plataforma até 18h com os dados dos estados que enviarem os números até 16h. Os números de estados que não informarem até as 16h serão contabilizados no boletim do dia seguinte.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags