Politica

Toffoli: ''Ataque a todas as instituições democraticamente constituídas''

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) se manifestou sobre o ato de bolsonaristas que soltaram fogos em direção à Corte

Correio Braziliense
postado em 14/06/2020 17:53
Dias ToffoliO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, criticou, neste domingo (14/6), o ato organizado pelo grupo bolsonarista "300 do Brasil" em que os manifestantes soltaram fogos de artifício em direção ao prédio da Corte e chamaram os ministros de bandidos. "O Brasil vivenciou mais um ataque ao Supremo Tribunal Federal, que também simboliza um ataque a todas as instituições democraticamente constituídas", lamentou Toffoli. 

Em vídeos gravados pelos apoiadores e distribuídos nas redes sociais, um dos membros esbraveja:  “É o povo, seus comunistas, seus bandidos… Está entendendo o recado?”, diz, fazendo menção ao barulho dos fogos apontados diretamente para o STF. A ação ocorreu na noite de sábado (13/6), como uma reação à ação da Polícia Militar do DF que havia desmontado, mais cedo, o acampamento dos 300 na Esplanada. Nos vídeos, um ativista diz: “(Estamos) em frente aos bandidos do STF. Isso é para mostrar para eles e para o bandido do GDF: não vamos arregar”.
 
 
 

Saiba Mais

Toffoli acusa o ato de antidemocrático e de ser financiado ilegalmente e ter o estímulo de integrantes do próprio Estado. "O Supremo jamais se sujeitará, como não se sujeitou em toda a sua história, a nenhum tipo de ameaça, seja velada, indireta ou direta e continuará cumprindo a sua missão", diz em nota. 

Além de repudiar as condutas, afirmou que irá recorrer a "todos os remédios, constitucional e legalmente postos" para defender a instituição e seus membros, bem como a manutenção da democracia brasileira. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags