Politica

Maia defende retomada de comissão sobre reforma tributária

"Estamos defendendo que a reforma tributária seja retomada de forma remota", disse.

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 17:02
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defende a retomada das discussões sobre a reforma tributária. Os parlamentares começariam a trabalhar em um texto único, com foco na simplificação da cobrança de impostos, no início do ano, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil.

Em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (16/6), Maia defendeu que o Congresso volte a discutir o assunto, por videoconferência, como são feitas todas as sessões plenárias desde março. "Estamos defendendo que a reforma tributária seja retomada de forma remota", disse.

O deputado conversará com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) sobre a retomada da comissão mista que trata do tema. "Para mim, deveria retomar o mais rápido possível, mas cabe ao presidente Davi anunciar a data”, explicou. Maia defende que um novo programa de recuperação fiscal (Refis) entre nos debates sobre a reforma, em vez de tramitar de forma separada. 

Saiba Mais

O presidente da Câmara cobra, desde o ano passado, a colaboração de empresários na discussão sobre as mudanças tributárias. Ele lembra que trabalhadores já deram a parcela de contribuição na reforma da Previdência e que, agora, é preciso o apoio do setor privado. 

Grupos liderados pelos setores de comércio, varejo e serviços já se posicionaram contra a proposta principal, de criação de um imposto único sobre consumo, por acreditarem que resultaria em aumento na carga tributária de algumas atividades. Segundo Maia, será uma "transferência de carga tributária entre os modelos, principalmente no caso de bens e serviço e na renda".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags