Politica

"Estava muito ruim", diz Maia sobre atuação de Weintraub no MEC

Ele criticou a atuação do ex-ministro, com quem se desentendeu em várias ocasiões, ao chegar à Câmara, nesta quinta

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 17:42
Ele criticou a atuação do ex-ministro, com quem se desentendeu em várias ocasiões, ao chegar à Câmara, nesta quintaO presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), considera positiva a saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação, anunciada nesta quinta-feira (18/6). Para o deputado, o MEC “estava muito ruim” sob gestão do economista. Ele criticou a atuação do ex-ministro, com quem se desentendeu em várias ocasiões, ao chegar à Câmara, nesta quinta.

“Espero que possamos ter alguém, de fato, comprometido com a educação e com futuro das nossas crianças”, comentou Maia, perguntado sobre a expectativa quanto ao nome que substituirá Weintraub, ainda não definido. “Todo mundo sabe da minha posição (em relação a ele). Não adianta ficar reafirmando. Não é isso que vai melhorar o diálogo com o Ministério da Educação”, acrescentou.

O deputado, no entanto, não deixou de alfinetar Weintraub em pelo menos outras duas oportunidades. Primeiro, respondeu a uma provocação publicada em nota, no site do MEC, sobre o Congresso ter deixado caducar a medida provisória (MP) que criava a carteira estudantil digital. “Não vou responder a ex-ministro. Vou responder ao próximo ministro”, disse.

A nota, que traz um balanço dos 14 meses de Weintraub no governo, menciona que ele "criou um projeto de emissão de carteiras estudantis gratuitas e em formato digital", mas que a pauta "não foi aprovada dentro do prazo necessário pelo legislativo e milhares de jovens ficaram sem o benefício".

Saiba Mais

O presidente da Câmara também falou sobre o ex-ministro ter declarado que vai assumir um cargo de diretoria no Banco Mundial. "Porque não sabem que ele trabalhou no Votorantim, que quebrou em 2009, e ele era um dos economistas do banco", lembrou Maia.

Cotas

Maia também comentou a última ação de Weintraub à frente do MEC: revogar a portaria que previa cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação em instituições públicas. Deputados apresentaram projeto de decreto legislativo para suspender os efeitos da medida.

O presidente da Câmara, no entanto, acredita que é possível resolver o assunto sem precisar votar projetos, por meio de diálogo com o governo. “Essa ultima decisão do ministro, já sabendo que ia sair, talvez tenha baixa legitimidade, em um tema que vai gerar tanto desgaste e polêmica”, considerou.

Evasivo

Maia não quis falar sobre a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-SP), filho mais velho do presidente. “Não tenho comentário sobre esse assunto. Não é assunto da política”, disse, ao ser perguntado sobre a opinião dele a respeito do cartaz com menção ao AI 5 no imóvel do advogado de Bolsonaro onde estava Queiroz.

"Esse assunto não cabe. Não devo comentar esse assunto. Vamos tratar da política, das medidas provisórias, da decisões do Weintraub em relação a um tema tão polêmico que ele decidiu", listou. "Disso que devo tratar. Outros assuntos não cabem", reforçou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags