Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 04:02
Mais cotado para assumir o Ministério da Educação, Renato Feder se reuniu, ontem, com o presidente Jair Bolsonaro. O encontro reforça que o governo acena com um nome de perfil mais técnico para o comando da pasta, numa tentativa de amenizar a crise deixada pelo ex-ministro Abraham Weintraub. Em entrevista ao Correio, o atual secretário de Educação do Paraná classificou o chefe do Executivo de “estadista” e afirmou que ele está “realmente preocupado em fazer uma nomeação ponderada”.
Feder enfatizou que, se escolhido, tem a intenção de restabelecer o diálogo entre o MEC e as secretarias estaduais e municipais de educação. Ele também reforçou a importância da autonomia das universidades federais. “A visão é de que o MEC deve apoiá-las. As universidades têm a independência, que é muito importante. O MEC tem de construir com a universidade sempre e auxiliar no que ela entende ser necessário para que o aprendizado seja melhor”, afirmou.
De acordo com Feder, Bolsonaro quis informações sobre a volta às aulas. “De como foi o retorno nos outros países, como ajudar os municípios e estados, qual o protocolo a seguir que minimiza o risco de contaminação de toda a comunidade escolar, o respeito ao momento correto de cada localidade do Brasil de retornar. Tudo isso o presidente está preocupado e querendo ver como o ministério pode ajudar as secretárias”, frisou.
Com um currículo extenso, Feder é mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Como secretário de Educação do Paraná, aliou educação e tecnologia e modernizou o ensino do estado. No enfrentamento à pandemia, criou o Aula Paraná, um sistema de ensino a distância, que foi implementado em apenas 15 dias e contempla aulas virtuais pelo Google Classroom, mais de 930 mil downloads do aplicativo e três canais de televisão aberta. O estado conta também com internet gratuita para 1,07 milhão de estudantes e 100 mil profissionais da área da educação.
Ele também implementou o sistema de Chamados On-line, com a finalidade de reduzir a evasão escolar e envolver a família com a educação dos jovens. A Prova Paraná, que afere a evolução da aprendizagem de jovens de todo o estado — cerca de 1 milhão, a cada dois meses —, foi destaque nacional. Outro projeto implementado na gestão dele é o currículo Paraná, que conta com aulas de programação de computadores, empreendedorismo e matemática financeira.
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