Politica

PGR acusa youtubers bolsonaristas de lucrarem com polarização política

Segundo a Procuradoria-Geral da República, vídeos com a participação do presidente eram especialmente mais lucrativos

Correio Braziliense
postado em 24/06/2020 17:57
print de live do canal Foco do BrasilA Procuradoria-Geral da República acusa sites bolsonaristas de lucrarem com a promoção de polarização política. É o que consta no inquérito das manifestações antidemocráticas, ao qual o Correio teve acesso. Ainda segundo o documento, vídeos com a participação do presidente da República eram especialmente mais lucrativos. Canais do YouTube utilizam mensagens apelativas para chamar espectadores, e precisam subir o tom a cada publicação. A tática é a mesma que o presidente Jair Bolsonaro usa em alguns discursos para manter o núcleo de seguidores mais fiéis.

A principal especialidade desses canais, segundo a PGR, e criar uma panorama de "amigo-inimigo", que tem, segundo o texto, repercussões posteriores "na vida real". "Com o objetivo de lucrar, estes canais, que alcançam um universo de milhões de pessoas, potencializam ao máximo a retórica da distinção amigo-inimigo, dando impulso, assim, a insurgências que acabam efetivamente se materializando na vida real, e alimentando novamente toda a cadeia de mensagens e obtenção de recursos financeiros", explica o documento. Vale lembrar que parte dessas repercussões são, justamente, as manifestações antidemocráticas.

A PGR exemplifica os valores obtidos, como o do canal Folha Política. "Para que se tenha uma dimensão dos volumes envolvidos nesse mercado, um relatório de uma empresa especializada em análises estatísticas de páginas do YouTube dá conta de que as 829 mil visualizações obtidas com o vídeo da 'live' que o presidente gravou em 3 de maio na frente do Palácio do Planalto podem ter gerado um lucro entre 6 mil e 11 mil dólares para o administrador do canal "Folha Política", que tem 1,8 milhões de inscritos", afirma a PGR.

Saiba Mais

"Já o vídeo da "live" presidencial no dia do Exército rendeu 1,5 milhão de visualizações ao canal Foco do Brasil, e pode ter proporcionado um lucro entre 7,55 mil a 18,8 mil dólares apenas como recursos de monetização oferecidos pela plataforma", continua o texto. O lucro, claro, vem da receita de publicidade de anúncios advindos, em parte, do próprio sistema de monetização do YouTube, de órgãos públicos, além das assinaturas pagas dos canais e da venda de produtos divulgados pelos criadores de conteúdo. 

"Trata-se de um negócio lucrativo, especialmente quando milhões de pessoas são postas em contato com vídeos batizados com títulos expressivos como 'Bolsonaro rebate conspiradores', 'Bolsonaro dá ultimato para sabotadores e intromissões', 'Bolsonaro invade STF', 'A Força de Bolsonaro é maior que Congresso e STF', 'Bolsonaro e Forças Armadas fechados em um acordo para o Brasil' e 'STF decidiu eliminar Bolsonaro'", elenca a PGR.

A PGR citou uma série de youtubers pontuando que são "conhecidos por replicar e amplificar teses e materiais conspiratórios e forte apelo para propagação"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags