Politica

Bolsonaro se reúne com Decotelli após inconsistências no currículo

A posse de Decotelli, marcada para esta terça-feira (30), também foi adiada. Presidente já sonda outros nomes

O presidente Jair Bolsonaro recebeu, no fim da tarde desta segunda-feira (29/6), o ministro da Educação, Carlos Decotelli. O encontro ocorreu após o ministro ter dois títulos acadêmicos em universidades fora do Brasil desmentidos pelas instituições em que ele havia afirmado ter realizado os cursos. A posse de Decotelli, marcada para esta terça-feira (30/6), também foi adiada.

Segundo fontes palacianas, Bolsonaro quis ouvir do próprio Decotelli as explicações acerca do caso. Pelo tom da conversa, a investida ao cargo pode ter ido por água abaixo. O presidente já procura por novos nomes para o comando da pasta da educação.

Saiba Mais

Em meio aos desencontros das últimas nomeações para a Educação, o MEC vive o acirramento entre a ala ideológica e os militares, que lutam para ver quem emplaca seu indicado.

Bolsonaro decidiu nomear Decotelli no último dia 26 e justificou a escolha, dizendo ter optado pela experiência dele: "Minha opção acabou sendo Decotelli pela idade, ter um currículo mais extenso. Mas também tantas virtudes quanto tem também o garoto Renato e entre os outros dois que se apresentaram como candidatos a ser ministro da Educação. Foi uma escolha muito difícil, pois todos os quatro tinham currículo excepcional. Boa sorte ao senhor Decotelli", disse na data.