Politica

Decotelli admite que não concluiu doutorado: "Cursei os créditos"

Após encontro com o presidente Jair Bolsonaro, o escolhido para assumir o MEC admitiu que só cursou as disciplinas do curso, mas não chegou a defender a tese de doutorado

Correio Braziliense
postado em 29/06/2020 19:50
Carlos Alberto Decotelli da Silva, escolhido para ser ministro da EducaçãoEscolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministéro da Educação (MEC), Carlos Alberto Decotelli da Silva admitiu, nesta segunda-feira (29/6), que não concluiu a tese de doutorado na Universidade de Rosário, na Argentina. Decotelli afirmou que apenas cursou as matérias do curso de pós-graduação na instituição de ensino e que, por isso, recebeu um diploma de créditos concluídos.

O professor se reuniu durante a tarde com Bolsonaro e, na saída do encontro, conversou com a imprensa. Decotelli disse que o presidente Bolsonaro perguntou a ele sobre seu doutorado. "Expliquei a diferença entre defender uma tese e cursar os créditos de um curso de doutorado", disse, passando, em seguida, a contar como foi sua passagem pela universidade argentina.

"A Universidade de Rosário acolheu um grupo de professores para fazer um curso de doutorado. E, ao concluir o curso, a universidade entregou o certificado de conclusão de créditos. Este certificado, a direção da universidade nos entregou, e foi feita uma formatura para aqueles que tinham concluído o curso de pós-graduação na Faculdade de Estatísticas", contou.

Decotelli, então, admitiu que não defendeu uma tese, o que lhe daria o título de doutor. "Aqueles que quiserem, além de concluir o curso de pós-graduação em doutorado, defender a tese receberão o título de doutor para validade nas leis argentinas. Você tem que apresentar uma tese. A banca falou que minha tese estava com um ponto de corte muito longo, estava muito profunda e eu precisaria submetê-la novamente". O professor, no entanto, disse que por questões financeiras, não poderia arcar com a ressubmissão. "Fiquei com o diploma de créditos concluídos", disse.


Desmentido por reitor

Ao anunciar Decotelli para o cargo de ministro da Educação, Bolsonaro chegou a mencionar o doutorado na Universidade de Rosário. Porém, o reitor da instituição, . "Cursou o doutorado, mas não o concluiu, pois lhe falta a aprovação da tese. Portanto, ele não é doutor pela Universidade Nacional de Rosário, como chegou a se afirmar", disse o reitor na ocasião.

Depois da denúncia,  na plataforma Lattes, retirando o título de sua tese, "Gestão de Riscos na Modelagem dos Preços da Soja", e o nome de seu orientador, Dr. Antonio de Araujo Freitas Jr. No lugar, ele passou a mencionar apenas "créditos concluídos" e "ano de obtenção: 2009". E, no campo relacionado ao orientador, o ministro assinalou: "sem defesa de tese".

posse de Decotelli estava marcada para esta segunda-feira, mas acabou adiada. Ainda nesta segunda-feira, outro de seus títulos passou a ser questionado. A  (Bergische Universität Wuppertal), na Alemanha, negou o pós-doutorado que o professor afirma ter no currículo. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags