Politica

Sergio Moro questiona posição do governo sobre prisão em 2ª instância

"Será que o governo é favorável ou contra a PEC da execução da condenação criminal em segunda instância? Sempre fui e sempre serei a favor. Eu mesmo escrevi este twitter, portanto não será apagado", escreveu no Twitter

Correio Braziliense
postado em 29/06/2020 21:47
O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro usou as redes sociais, na noite desta segunda-feira (29/6), para questionar o governo em relação à PEC da prisão em segunda instância. 

"Será que o governo é favorável ou contra a PEC da execução da condenação criminal em segunda instância? Sempre fui e sempre serei a favor. Eu mesmo escrevi este Twitter, portanto não será apagado", escreveu no Twiiter. 



Moro fez o comentário ao compartilhar a informação de que uma ala da Câmara dos Deputados tenta ressucitar a proposta que permite a prisão após condenaçao em segunda instância. A PEC está parada desde março, quando a pandemia eclodiu no Brasil .

O relatório sobre a PEC precisa ser aprovado pelos deputados integrantes da comissão especial antes de ir para o plenário da Câmara. 

Recentemente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que a proposta pode ser votada em agosto. Segundo ele, o texto é uma demanda da sociedade e precisa ser votado pelo Congresso logo. 

A PEC antecipa o chamado trânsito em julgado, ou seja, a sentença final em um processo, depois de esgotados todos os recursos. Atualmente, o trânsito em julgado se dá após o julgamento de recursos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou ambos.

Já a PEC transforma os recursos a esses tribunais em ações revisionais, permitindo a execução da pena a partir de decisão em segunda instância, representada pelos tribunais de Justiça dos estados e pelos tribunais regionais federais (TRFs).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags