Politica

Bolsonaro vai sobrevoar cidades de Santa Catarina atingidas por ciclone

Presidente se colocou à disposição para auxiliar municípios afetados por ciclone bomba

Correio Braziliense
postado em 02/07/2020 20:38
Tempestades com ventos de até 90 km/h atingiram 135 cidades, destruindo imóveis e causando a morte de ao menos nove pessoasO presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai sobrevoar, no próximo sábado (4/7), alguns municípios de Santa Catarina que foram atingidos pela passagem de um ciclone bomba nos últimos dois dias.

O efeito natural atingiu os três estados do Sul, mas foi em Santa Catarina onde deixou mais estragos: tempestades com ventos de até 90 km/h atingiram 135 cidades, destruindo imóveis e causando a morte de ao menos nove pessoas na unidade da Federação e o desaparecimento de duas. Até o momento, também foi registrado um óbito no Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

"Sábado agora vamos para Santa Catarina. Tivemos um problema sério lá. Nunca tinha ouvido falar de ciclone bomba", disse o presidente, durante live nas suas redes sociais nesta noite.

Segundo Bolsonaro, os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná já foram contatados pelo governo federal, que se colocou "à disposição do que for possível para atender a reconstrução de parte da destruição e ajuda humanitária também". 

Bolsonaro espera a presença da bancada de Santa Catarina no Congresso Nacional durante a vistoria ao estado. "Vamos convidar alguns parlamentares para ter um conhecimento melhor do que foi esse estrago", afirmou.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já está em Santa Catarina e vai "orientar as prefeituras sobre como preencher a papelada para requisitar recursos".

"Estaremos com o senhor sobrevoando a região no sábado, para ter uma ideia das necessidades que aquele estado terá", acrescentou Marinho.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags