Politica

Decotelli inclui cargo de ministro em currículo mesmo sem tomar posse

Antes de conseguir tomar posse, Decotelli foi desmentido por uma série de instituições de ensino internacionais e do Brasil acerca do seu currículo

Alessandra Azevedo
postado em 04/07/2020 16:06
O professor Carlos Alberto Decotelli foi ministro da Educação pelo período de cinco diasO professor Carlos Alberto Decotelli atualizou o currículo na plataforma do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq), nesta sexta-feira (3/7), para inclui a informação de que foi ministro da Educação entre 25 e 30 de junho deste ano, apesar de não ter tomado posse.

A nomeação de Decotelli foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 25 de junho, após ele ter sido escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o ministério, mas ele nunca assumiu o ministério. Devido a uma série de inconsistências no currículo, o professor não chegou a tomar posse.

Na última quarta-feira (1/7), Bolsonaro publicou no DOU um decreto que tornou a nomeação sem efeito. A última atualização do currículo de Decotelli na plataforma do CNPq foi três dias depois do cancelamento da nomeação. nesta sexta-feira (3/7). "Entre 25 e 30 de junho de 2020, atuou como Ministro da Educação do Brasil", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Antes de conseguir tomar posse, Decotelli foi desmentido por uma série de instituições de ensino internacionais e do Brasil acerca do seu currículo. Entre elas, a Universidade Nacional de Rosário, da Argentina, e a Universidade de Wuppertal, da Alemanha, que negaram títulos de doutorado e pós-doutorado que constavam no currículo dele.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) também negou que Decotelli tenha sido pesquisador ou professor da instituição, como havia dito. Em nota, informou que ele atuou apenas como colaborador. Além disso, o professor foi acusado de plágio na tese de mestrado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação