Politica

Imprensa internacional repercute teste positivo de Bolsonaro para covid-19

Presidente brasileiro foi manchete em algumas das principais publicações dos Estados Unidos e da Europa

Correio Braziliense
postado em 07/07/2020 14:33

Jair BolsonaroApós resultado positivo para o novo coronavírus do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser divulgado, diversos jornais internacionais repercutiram o anúncio. O líder brasileiro tem sofrido com um desgaste de imagem após minimizar a pandemia, chegando a chamar a doença, que já matou quase 540 mil pessoas ao redor do mundo, de “gripezinha”.

 

O teste de Bolsonaro chegou a ser manchete do The New York Times. A publicação norte-americana lembrou que o presidente passou "meses negando a gravidade da pandemia" e que a covid-19 já fez mais de 65 mil vítimas no Brasil. 

 

Página inicial do The New York Times  

 

Saiba Mais

Ainda nos Estados Unidos, o Washington Post chamou Bolsonaro de "cético do vírus" e destacou que o embaixador norte-americano no Brasil também seria testado depois de encontrar-se com o presidente. Uma das principais publicações econômicas do mundo, o The Wall Street Journal classificou Bolsonaro como "um dos mais proeminentes líderes mundiais a minimizar a gravidade da pandemia". 

 

Na Europa, publicações de diversos países repercutiram o quadro de saúde do presidente. Bolsonaro foi notícia no Le Monde, da França, e no Bild, da Alemanha. O britânico The Guardian e o espanhol El País dedicaram suas manchetes ao líder brasileiro. Esse último, aliás, destacou que o presidente afirmou ter recorrido ao uso da hidroxicloroquina. Já o Diário de Notícias, de Portugal, ressaltou que Bolsonaro é, agora, um dos 1.626.071 brasileiros infectados.

 

Página inicial do Diário de Notícias

 

Outro jornal francês, Le Figaro, também destacou no site como manchete: "O presidente brasileiro Jair Bolsonaro testa positivo para covid-19". 

 

Jornal Le Figaro, da França 

 

Na América Latina, o diagnóstico de Bolsonaro foi noticiado, entre outros, pelo La Nación, do Chile, e pelo Universal, do México. O Clarín, da Argentina, falou em "choque no Brasil" e destacou as frases polêmicas e os descuidos do presidente brasileiro em relação à pandemia. 

 

Página inicial do Clarín 

 

Em sua manchete o jornal alemão Frankfurter Allgemeine afirmou: "Bolsonaro tem covid-19"

 

Jornal alemão Frankfurter Allgemeine 

 

Em sua versão inglês, o jornal indiano The Hindu também publicou: "Presidente do Brasil, Bolsonaro testa positivo".

 

Jornal indiano The Hindu 

 

Diagnóstico 

Bolsonaro afirmou que começou a sentir febre, dor no corpo e mal estar no domingo (5/7), e os sintomas se acentuaram na segunda-feira (6/7). Foi o que levou o presidente a fazer o exame de covid-19 no Hospital das Forças Armadas (HFA). Ele também disse que fez uma radiografia e que o pulmão "estava limpo".

O chefe do Executivo falou que foi medicado com hidroxicloroquina e a azitromicina. "Tomei ontem o primeiro comprimido e, confesso, que depois da meia-noite eu consegui sentir uma melhora. Às 5h da manha tomei o segundo comprimido de cloroquina e estou me sentindo bem", comentou, defendendo o uso do medicamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Página inicial do The New York Times
    Página inicial do The New York Times Foto: Reprodução
  • Página inicial do Diário de Notícias
    Página inicial do Diário de Notícias Foto: Reprodução
  • Página inicial do Clarín
    Página inicial do Clarín Foto: Reprodução
  • Jornal Le Figaro, da França
    Jornal Le Figaro, da França Foto: Reprodução
  • Jornal alemão Frankfurter Allgemeine
    Jornal alemão Frankfurter Allgemeine Foto: Reprodução
  • Jornal indiano The Hindu
    Jornal indiano The Hindu Foto: Reprodução

Tags